Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cine Dica: Sessão especial de "Que Horas Ela Volta?"

O CineBancários estreia o aguardado novo longa-metragem da cineasta Anna Muylaert, “Que Horas Ela Volta?”, no dia 27 de agosto (quinta-feira), nas sessões das 15h e das 19h. Antes da estreia, no dia 26 de agosto (quarta-feira), haverá uma sessão especial gratuita, às 19h30m (distribuição de senhas a partir das 19h), com a presença da atriz Karine Telles, que fará um bate-papo com o público após a sessão. Além de aclamado pelo crítica, o filme ganhou destaque nos festivais de cinema, tanto nacionais quanto internacionais, e ganhou prêmios como o de Melhor Atriz pelo júri popular no Festival de Cinema de Sundance para Regina Cazé e Camila Márdila e Melhor Filme do Público no Festival de Cinema de Berlim. Recentemente o filme abriu o Festival de Cinema de Gramado em sessão hors concurs.
 
Esse filme pode ser visto como social, mas não é só isso. Minha
abordagem não é julgar os personagens e suas ações,
mas sim mostrar a verdade de maneira crua.”
Anna Muylaert.

SINOPSE:
Que Horas ela Volta? conta a história de Val (Regina Casé), uma pernambucana que se muda para São Paulo para trabalhar como babá do menino Fabinho ( Michel Joelsas) e deixa aos cuidados da avó sua filha Jéssica (Camila Márdila).
Após 13 anos de serviço Val tornou-se uma segunda mãe para Fabinho e também a administradora absoluta da casa dos simpáticos patrões Barbara (Karine Telles) e Carlos (Lourenço Mutarelli), A ação do filme começa quando Val recebe a notícia que sua filha vem para São Paulo prestar vestibular. Val pede o apoio dos patrões que aceitam hospedar a menina junto com a mãe no quartinho dos fundos.
A família de Fabinho recebe a menina de forma cordial, mas como ela não segue as regras invisíveis de comportamento e protocolos esperados para ela, a situação se complica. Esses conflitos farão com que Val precise encontrar um novo equilíbrio na sua vida.

ELENCO:
Regina Casé estrela o filme como a empregada Val, numa interpretação considerada impressionante por vários críticos internacionais. Sobre ela escreveu Carlos Boyero – maior crítico da Espanha - do jornal El País: “Me informaram que a protagonista Regina Casé é uma das atrizes mais conhecidas do Brasil. Se não tivesse esse dado, poderia acreditar que não era uma atriz profissional, e sim alguém que passou sua vida trabalhando como criada. Sua naturalidade e autenticidade são extraordinárias”, destaca ele.
A jovem Camila Márdila co-estrela o filme, como Jéssica, a filha de Val. As duas ganharam juntas o prêmio de Melhor Atriz no último Festival de Sundance.
Como patrões, a carioca Karine Teles (“Riscado”) e o ator/escritor paulista Lourenço Mutarelli (“Natimorto”) representam o brasileiro abastado, liberal e até onde possível, gentil. Como filho do casal e “segundo filho“ de Val, Michel Joelsas (o menino de “O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias“). Além deles, o filme tem participações de Helena Albergaria (“Trabalhar Cansa”), como a faxineira Edna, Luiz Miranda e Theo Werneck como empregados da casa.

EQUIPE:
Na equipe estão nomes prestigiados como a diretora de fotografia uruguaia Bárbara Alvarez (“Whisky” e “Mulher Sem Cabeça”) direção de arte de Marcos Pedroso (“Praia do Futuro”) e do jovem pernambucano Thales Junqueira. Na montagem Karen Harley (“Baixio das Bestas”, “Febre do Rato”) e música original de Fabio Trummer (“Banda Eddie”).

ANNA MUYLAERT:
Diretora e roteirista, Anna Muylaert nasceu em São Paulo, em 1964. Estudou cinema na Eca / USP. Foi crítica de cinema da revista IstoÉ e do jornal O Estado de São Paulo.
Dirigiu os longas “Durval Discos”, 2001 (Melhor filme, de júri, publico e crítica no Festival de Gramado em 2002), “É Proibido Fumar”, 2009 (Melhor filme do júri e da crítica Festival de Brasília 2009) e “Chamada a Cobrar” (2011). Colaborou nos roteiros dos longas metragens “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, “Xingu”, de Cao Hamburger e “Praia do Futuro”, de Karim Ainouz, entre outros.
Na TV participou das equipes de criação dos programas “Mundo da Lua” e “Castelo Rá-Tim- Bum”, na TV Cultura; “Disney Cruj”, no SBT; “Um Menino Muito Maluquinho”, na TV Brasil. Já na HBO, participou dos roteiros de “Filhos do Carnaval”, “ Alice” e dirigiu 2 episódios de
“Preamar”. Fez a direção geral da série “As Canalhas”, no GNT. Em janeiro de 2014 rodou o longa “Que Horas ela Volta?” (Melhor Atriz Festival de Sundance 2015 e prêmio do público da Mostra Panorama/ Berlinale 2015). Em novembro 2014 filmou o longa “Mãe Só Há Uma”, em fase de montagem.
É mãe de José e Joaquim.

FESTIVAIS E PREMIAÇÕES:
Em agosto de 2014 a produção participou do Festival Internacional de Cinema de Locarno na seleção “Carte Blanche”.
No Festival de Sundance, que ocorreu entre 22 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015, participou da seleção World Competition onde foi aplaudido de pé. O júri concedeu às atrizes Regina Casé e Camila Márdila o prêmio especial do júri de melhor atriz.
No Festival de Berlim, em fevereiro de 2015, “Que Horas Ela Volta?” ganhou o prêmio de melhor filme da audiência na Mostra Panorama com um total de 31.200 votos do público, concorrendo com mais de 30 filmes.
Também no Festival de Berlim recebeu o prêmio CICAE Art Cinema concedido pela “International Confederation of Art House Cinema”, júri independente do festival.
No festival francês 3 Valenciennes o filme ganhou o prêmio de Melhor filme e também melhor atriz para Regina Casé.
No festival de Valletta na Ilha de Malta, Anna Muylaert ganhou o prêmio de melhor direçãoo.

INTERNACIONAL:
“Que Horas Ela Volta?” é o filme brasileiro recente com maior carreira internacional. Além de ter sido premiado nos festivais de Sundance e em Berlim, foi vendido para 22 países na Europa, Ásia e Oceania.
No último verão europeu já foi lançado em diversos países dentre eles: França, Itália, Espanha, Bélgica, Suíça e Holanda.
Na França foi lançado em 24 de junho com mais de 100 cópias em 120 cidades, conquistando um público de 105 mil espectadores em 3 semanas.
Na Alemanha será lançado em 52 cidades.
Na Itália, foi lançado em 4 de junho em 70 cidades, conquistando um público de 70.000 em 3 semanas.
Na Espanha, foi lançado em 24 de junho em 11 cidades, conquistando um público de quase 15.000 no primeiro final de semana.

FICHA TÉCNICA:
Roteiro e direção: Anna Muylaert
Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles, Lourenço Mutarelli,
Michel Joelsas e Helena Albergaria
Direção de Fotografia: Bárbara Alvarez
Direção de Arte: Marcos Pedroso e Thales Junqueira
Produção de Elenco: Patrícia Faria
Figurino: André Simonetti e Claudia Kopke
Maquiagem: Marcos Freire e André Anastacio
Trilha Sonora: Fábio Trummer e Vitor Araújo
Som Direto: Gabriela Cunha
Supervisão de edição de som: Miriam Biderman e Ricardo Reis
Mixagem: Paulo Gama
Montagem: Karen Harley
Assistente de direção: Leticia Prisco e Suzy Milstein
Supervisão de pós-produção: Patrícia Nely
Coordenação Internacional: Manuela Mandler
Direção de produção: Jair Neto
Cartaz e artes: Moovie
Relações Institucionais: Ana Saito e Mariana Mecchi
Coordenação executiva: Sônia Hamburguer
Produção executiva: Caio Gullane e Claudia Büschel
Produtor associado: Guel Arraes
Produzido por: Caio Gullane, Fabiano Gullane,
Débora Ivanov e Anna Muylaert
Produção: Gullane
Produção Associada: Africa Filmes
Coprodução: Globo Filmes
Sales Agent: The Match Factor
Distribuição: Pandora Filmes
PROGRAMAÇÃO:
25 de agosto (terça-feira)
15h – Real Beleza, de Jorge Furtado
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Real Beleza, de Jorge Furtado

26 de agosto (quarta-feira)
15h – Real Beleza, de Jorge Furtado
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert (Sessão especial de estreia gratuita: debate com a atriz Karine Telles após a exibição do filme)

27 de agosto (quinta-feira)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

28 de agosto (sexta-feira)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

29 de agosto (sábado)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

30 de agosto (domingo)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

1º de setembro (terça-feira)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

2 de setembro (quarta-feira )
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

Os ingressos podem ser adquiridos no local a R$8,00. Estudantes, deficientes, idosos, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$4,00.

Nenhum comentário: