Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cine Dica: Sessão especial de "Que Horas Ela Volta?"

O CineBancários estreia o aguardado novo longa-metragem da cineasta Anna Muylaert, “Que Horas Ela Volta?”, no dia 27 de agosto (quinta-feira), nas sessões das 15h e das 19h. Antes da estreia, no dia 26 de agosto (quarta-feira), haverá uma sessão especial gratuita, às 19h30m (distribuição de senhas a partir das 19h), com a presença da atriz Karine Telles, que fará um bate-papo com o público após a sessão. Além de aclamado pelo crítica, o filme ganhou destaque nos festivais de cinema, tanto nacionais quanto internacionais, e ganhou prêmios como o de Melhor Atriz pelo júri popular no Festival de Cinema de Sundance para Regina Cazé e Camila Márdila e Melhor Filme do Público no Festival de Cinema de Berlim. Recentemente o filme abriu o Festival de Cinema de Gramado em sessão hors concurs.
 
Esse filme pode ser visto como social, mas não é só isso. Minha
abordagem não é julgar os personagens e suas ações,
mas sim mostrar a verdade de maneira crua.”
Anna Muylaert.

SINOPSE:
Que Horas ela Volta? conta a história de Val (Regina Casé), uma pernambucana que se muda para São Paulo para trabalhar como babá do menino Fabinho ( Michel Joelsas) e deixa aos cuidados da avó sua filha Jéssica (Camila Márdila).
Após 13 anos de serviço Val tornou-se uma segunda mãe para Fabinho e também a administradora absoluta da casa dos simpáticos patrões Barbara (Karine Telles) e Carlos (Lourenço Mutarelli), A ação do filme começa quando Val recebe a notícia que sua filha vem para São Paulo prestar vestibular. Val pede o apoio dos patrões que aceitam hospedar a menina junto com a mãe no quartinho dos fundos.
A família de Fabinho recebe a menina de forma cordial, mas como ela não segue as regras invisíveis de comportamento e protocolos esperados para ela, a situação se complica. Esses conflitos farão com que Val precise encontrar um novo equilíbrio na sua vida.

ELENCO:
Regina Casé estrela o filme como a empregada Val, numa interpretação considerada impressionante por vários críticos internacionais. Sobre ela escreveu Carlos Boyero – maior crítico da Espanha - do jornal El País: “Me informaram que a protagonista Regina Casé é uma das atrizes mais conhecidas do Brasil. Se não tivesse esse dado, poderia acreditar que não era uma atriz profissional, e sim alguém que passou sua vida trabalhando como criada. Sua naturalidade e autenticidade são extraordinárias”, destaca ele.
A jovem Camila Márdila co-estrela o filme, como Jéssica, a filha de Val. As duas ganharam juntas o prêmio de Melhor Atriz no último Festival de Sundance.
Como patrões, a carioca Karine Teles (“Riscado”) e o ator/escritor paulista Lourenço Mutarelli (“Natimorto”) representam o brasileiro abastado, liberal e até onde possível, gentil. Como filho do casal e “segundo filho“ de Val, Michel Joelsas (o menino de “O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias“). Além deles, o filme tem participações de Helena Albergaria (“Trabalhar Cansa”), como a faxineira Edna, Luiz Miranda e Theo Werneck como empregados da casa.

EQUIPE:
Na equipe estão nomes prestigiados como a diretora de fotografia uruguaia Bárbara Alvarez (“Whisky” e “Mulher Sem Cabeça”) direção de arte de Marcos Pedroso (“Praia do Futuro”) e do jovem pernambucano Thales Junqueira. Na montagem Karen Harley (“Baixio das Bestas”, “Febre do Rato”) e música original de Fabio Trummer (“Banda Eddie”).

ANNA MUYLAERT:
Diretora e roteirista, Anna Muylaert nasceu em São Paulo, em 1964. Estudou cinema na Eca / USP. Foi crítica de cinema da revista IstoÉ e do jornal O Estado de São Paulo.
Dirigiu os longas “Durval Discos”, 2001 (Melhor filme, de júri, publico e crítica no Festival de Gramado em 2002), “É Proibido Fumar”, 2009 (Melhor filme do júri e da crítica Festival de Brasília 2009) e “Chamada a Cobrar” (2011). Colaborou nos roteiros dos longas metragens “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, “Xingu”, de Cao Hamburger e “Praia do Futuro”, de Karim Ainouz, entre outros.
Na TV participou das equipes de criação dos programas “Mundo da Lua” e “Castelo Rá-Tim- Bum”, na TV Cultura; “Disney Cruj”, no SBT; “Um Menino Muito Maluquinho”, na TV Brasil. Já na HBO, participou dos roteiros de “Filhos do Carnaval”, “ Alice” e dirigiu 2 episódios de
“Preamar”. Fez a direção geral da série “As Canalhas”, no GNT. Em janeiro de 2014 rodou o longa “Que Horas ela Volta?” (Melhor Atriz Festival de Sundance 2015 e prêmio do público da Mostra Panorama/ Berlinale 2015). Em novembro 2014 filmou o longa “Mãe Só Há Uma”, em fase de montagem.
É mãe de José e Joaquim.

FESTIVAIS E PREMIAÇÕES:
Em agosto de 2014 a produção participou do Festival Internacional de Cinema de Locarno na seleção “Carte Blanche”.
No Festival de Sundance, que ocorreu entre 22 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015, participou da seleção World Competition onde foi aplaudido de pé. O júri concedeu às atrizes Regina Casé e Camila Márdila o prêmio especial do júri de melhor atriz.
No Festival de Berlim, em fevereiro de 2015, “Que Horas Ela Volta?” ganhou o prêmio de melhor filme da audiência na Mostra Panorama com um total de 31.200 votos do público, concorrendo com mais de 30 filmes.
Também no Festival de Berlim recebeu o prêmio CICAE Art Cinema concedido pela “International Confederation of Art House Cinema”, júri independente do festival.
No festival francês 3 Valenciennes o filme ganhou o prêmio de Melhor filme e também melhor atriz para Regina Casé.
No festival de Valletta na Ilha de Malta, Anna Muylaert ganhou o prêmio de melhor direçãoo.

INTERNACIONAL:
“Que Horas Ela Volta?” é o filme brasileiro recente com maior carreira internacional. Além de ter sido premiado nos festivais de Sundance e em Berlim, foi vendido para 22 países na Europa, Ásia e Oceania.
No último verão europeu já foi lançado em diversos países dentre eles: França, Itália, Espanha, Bélgica, Suíça e Holanda.
Na França foi lançado em 24 de junho com mais de 100 cópias em 120 cidades, conquistando um público de 105 mil espectadores em 3 semanas.
Na Alemanha será lançado em 52 cidades.
Na Itália, foi lançado em 4 de junho em 70 cidades, conquistando um público de 70.000 em 3 semanas.
Na Espanha, foi lançado em 24 de junho em 11 cidades, conquistando um público de quase 15.000 no primeiro final de semana.

FICHA TÉCNICA:
Roteiro e direção: Anna Muylaert
Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles, Lourenço Mutarelli,
Michel Joelsas e Helena Albergaria
Direção de Fotografia: Bárbara Alvarez
Direção de Arte: Marcos Pedroso e Thales Junqueira
Produção de Elenco: Patrícia Faria
Figurino: André Simonetti e Claudia Kopke
Maquiagem: Marcos Freire e André Anastacio
Trilha Sonora: Fábio Trummer e Vitor Araújo
Som Direto: Gabriela Cunha
Supervisão de edição de som: Miriam Biderman e Ricardo Reis
Mixagem: Paulo Gama
Montagem: Karen Harley
Assistente de direção: Leticia Prisco e Suzy Milstein
Supervisão de pós-produção: Patrícia Nely
Coordenação Internacional: Manuela Mandler
Direção de produção: Jair Neto
Cartaz e artes: Moovie
Relações Institucionais: Ana Saito e Mariana Mecchi
Coordenação executiva: Sônia Hamburguer
Produção executiva: Caio Gullane e Claudia Büschel
Produtor associado: Guel Arraes
Produzido por: Caio Gullane, Fabiano Gullane,
Débora Ivanov e Anna Muylaert
Produção: Gullane
Produção Associada: Africa Filmes
Coprodução: Globo Filmes
Sales Agent: The Match Factor
Distribuição: Pandora Filmes
PROGRAMAÇÃO:
25 de agosto (terça-feira)
15h – Real Beleza, de Jorge Furtado
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Real Beleza, de Jorge Furtado

26 de agosto (quarta-feira)
15h – Real Beleza, de Jorge Furtado
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert (Sessão especial de estreia gratuita: debate com a atriz Karine Telles após a exibição do filme)

27 de agosto (quinta-feira)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

28 de agosto (sexta-feira)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

29 de agosto (sábado)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

30 de agosto (domingo)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

1º de setembro (terça-feira)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

2 de setembro (quarta-feira )
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h – Real Beleza, de Jorge Furtado
19h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

Os ingressos podem ser adquiridos no local a R$8,00. Estudantes, deficientes, idosos, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$4,00.

Nenhum comentário: