Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Cine Dica: OBRA-PRIMA DE BRIAN DE PALMA NA SESSÃO AURORA

Neste sábado, 15 de agosto, às 18h30, a Sessão Aurora exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro o filme O Pagamento Final (Carlito's Way, 1993, 144 minutos), dirigido por Brian De Palma. Com projeção em alta definição, a sessão tem entrada franca. Após o filme, acontece um debate com os editores do Zinematógrafo, fanzine de crítica de cinema de Porto Alegre.
SINOPSE: O advogado David Kleinfeld (Sean Penn) tira o gângster Carlito 'Charlie' Brigante (Al Pacino) da cadeia usando uma brecha na lei. De volta às ruas, Carlito sabe que gastou sua sorte e quer andar na linha pela primeira vez na vida. Seus planos mudam quando o advogado reaparece oferecendo uma proposta que lhe permitirá recomeçar do zero ao lado da namorada nas Bahamas.
A exibição faz parte do ciclo Histórias do Cinema Americano, que propõe ao longo do ano uma reflexão sobre o cinema realizado nos Estados Unidos, exibindo filmes de diferentes tempos, gêneros e autores. Com O Pagamento Final, discutiremos as redefinições dos filmes de gangsteres, um dos gêneros mais sólidos de Hollywood, do período silencioso até o contemporâneo – e a importância de De Palma em suas releituras a partir dos anos 1980. Da mesma forma, debateremos o modo único como o cineasta pensa a relação entre as imagens e o mundo, tendo a obra de Alfred Hitchcock como um norte conceitual para as investigações.Brian De Palma é um dos nomes mais importantes da chamada Nova Hollywood. Iniciou sua obra nos anos 1960, produzindo filmes que dialogavam com a contracultura da década, trazendo um olhar satírico às paranoias conspiratórias e outras questões políticas em voga. Nos anos 1970, a partir de filmes como Irmãs Diabólicas, Carrie, a Estranha e Trágica Obsessão, começou a introduzir de forma mais sistemática a referência conceitual de Alfred Hitchcock. Foi acusado por muitos de ser um mero imitador do mestre inglês, algo muito distante do propõe, inclusive, em obras-primas da década seguinte, como Vestida Para Matar, Um Tiro na Noite e Dublê de Corpo. Interessado em discutir o poder da imagem em todas as suas possibilidades, De Palma encontrou na obra de Hitchcock o espaço obrigatório para que as pesquisas tenham início. Mesmo com vários sucessos em sua filmografia, como Os Intocáveis e Missão: Impossível, De Palma é hoje um marginal dentro do cinema norte-americano, precisando de produtores estrangeiros para poder viabilizar seu trabalho. Seu último longa-metragem, Passion, não foi lançado nos cinemas brasileiros.  

SESSÃO AURORA
O PAGAMENTO FINAL
(Carlito's Way)
Estados Unidos, 1993, 144 minutos
Direção: Brian De Palma
Elenco: Al Pacino, Sean Penn, Penelope Ann Miller
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

Nenhum comentário: