Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Cine Dica: “Glória”, de Filipe Rossato e Gabriel Pessoto

A Galeria Lunara da Usina do Gasômetro inaugura dia 13 de agosto, às 19h, a instalação “Glória”, projeto desenvolvido pelos artistas Filipe Rossato e Gabriel Pessoto. Diferentes plataformas se relacionam em investigações da imagem em movimento, da fronteira entre o figurado e o abstrato, da potencialidade dramática associada à sonoridade e, sobretudo, da manipulação da noção de tempo criada a partir do movimento.
Ambientadas em um cenário urbano apocalíptico e violento, as peças visuais e sonoras conduzem a um espaço fictício onde muitas vezes as curvas dramáticas são construídas através da abstração. Pela movimentação das formas e das figuras, o vídeo apresentado na projeção faz o paralelo com as obras expostas tanto nos painéis quanto nos tecidos estendidos pela galeria.
Da mesma forma como o vislumbre do pixel conduz a sensações pictóricas, a indefinição das pinturas em superfícies transparentes remete à instabilidade das imagens em movimento, criando cortinas sobrepostas de informação digital que iludem o olhar. O som, sujo e ruidoso, também vincula-se à pesquisa desenvolvida pelo vídeo e pelas pinturas, e essa sujeira revela a genética da imagem e coloca-se entre o conteúdo da informação visual e as características próprias oferecida por cada dispositivo, como a câmera e o vídeo. 
“Glória” se materializa, portanto, como uma experiência/instalação que se vale de diferentes instrumentos para construir uma atmosfera ficcional ao mesmo tempo que lança elementos da realidade, como o inflamado discurso fundamentalista e o militarismo. Vencedor do edital de ocupação da Prefeitura Municipal para a Galeria Lunara, permanecerá aberta à visitação gratuita até 13 de setembro.

Agende-se: "Glória", de Filipe Rossato e Gabriel Pessoto
Abertura: 13 de agosto, às 19h
Visitação: de 14 de agosto a 13 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 21h
Local: Galeria Lunara, Usina do Gasômetro, 5º andar, Av. Presidente João Goulart, 551 - Porto Alegre -RS
 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia

Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro

Fone 3289 8133

Nenhum comentário: