Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cine Dica: MALVADOS FAVORITOS


Apresentação

O ser humano sempre teve a necessidade de separar o bem do mal, as trevas da luz. E na ficção não é diferente. Sabendo que o que vemos nos filmes é um reflexo das relações sociais, vividas no dia-a-dia, construímos um imaginário sobre Vilões e Heróis. O Vilão exerce fascínio nos espectadores (do contrário, não existiriam tantos filmes que os retratassem!). Mas quem são, de fato, os Vilões? São “gente como a gente”? Pessoas comuns que, em algum momento, perdem o controle? Ou simplesmente pessoas nascidas sob a marca da maldade? O que leva esses personagens a praticarem seus atos? Quais são seus desejos e motivações?


Ao longo dos 120 anos da história do cinema os Vilões são presença constante nas telas. Heróis só existem quando confrontados com grandes desafios e também quando enfrentam astuciosos gênios do mal. Lados opostos de uma mesma moeda, Vilões e Heróis são, em última análise, dependentes e complementares. Ardilosos do crime, que usam as mais diversas armas, desde uma mente privilegiada e um charme irresistível, passando por armamentos poderosos e um incontrolável desejo de poder (e vingança, também), os Vilões normalmente são os motores que movem as narrativas, seja na literatura ou no cinema.

Geralmente incorporado sob a forma de uma figura sinistra, o Vilão usa suas habilidades para conquistar seus desejos mais profundos, mesmo que para isto prejudique alguém, cometa ilegalidades ou rompa com a ordem natural da sociedade. Mas, ao final de tudo, para o bem geral de todos, acaba sucumbido pela ação heroica dos personagens do bem. Ainda assim, mesmo representando o lado obscuro de todos nós, a vilania dos personagens malignos continuam a seduzir as plateias.



Objetivo

O curso“Vilões do Cinema: Nossos Malvados Favoritos”, ministrado por Janaina Gamba, propõe uma reflexão sobre os Vilões, buscando entender este personagem – muitas vezes incompreendido, e mal interpretado – revelando suas diversas facetas, complexidades, ambiguidades, procurando descobrir porque eles são nossos malvados favoritos.


Conteúdos

Aula 1
O que é personagem? Surgimento do personagem; como se configura um personagem;
diferentes tipos de personagem.
Imaginário sobre o Vilão: Como é o imaginário acerca dos Vilões.
Estereótipo: Como a cultura pop apresenta o Vilão?

Aula 2
Quem é o Vilão? Quem, de verdade, é o personagem.
Vilões X Heróis: A dualidade representada no Cinema.
Nossos Malvados Favoritos: Os vilões mais marcantes, e inusitados,da História do Cinema.



Ministrante: Janaina Gamba

Mestra e Doutoranda em Comunicação Social (PUCRS). Apaixonada por vilões, e pesquisadora do assunto desde 2011, recentemente lançou o livro “Cara de Vilão”, onde analisa diversos aspectos da figura do Vilão em filmes de horror.


Curso
VILÕES DO CINEMA
Nossos Malvados Favoritos
de Janaina Gamba

DATAS
Dias 27 e 28 / Junho (sábado e domingo)

HORÁRIO
14h às 16h30

LOCAL
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO
R$ 70,00

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural
PATROCÍNIO
PARCERIA

Nenhum comentário: