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Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 15 de abril de 2015

Cine Especial: Blaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70: Parte 2

Nos dias 23 e 24 de abril, estarei participando do mais novo curso do Cine Um, intitulado Blaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70, que será ministrado pelo escritor e critico de cinema César Almeida que, por sua vez, já ministrou outros cursos como Mestres & Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema e Sam Peckinpah – Rebelde Implacável.
Enquanto os dias da atividade não chegam, irei postar por aqui sobre os melhores filmes desse subgênero que, posteriormente, influenciou futuros cineastas como Spike Lee e Quentin Tarantino. 

Sinopse: Enfermeira se revolta com o crime organizado financiado pelo o tráfico de drogas, depois de perder sua irmã por overdose de heroína, ela declara guerra ao submundo do crime tentando aniquilar todo este conglomerado que enriquece as custas de morte e violência, principalmente da comunidade composta pelos negros.


O filme foi um dos primeiros que abriu as portas do Blaxploitation e o primeiro grande sucesso da carreira de Pam Grier como atriz e do cineasta Jack Hill. Num curto espaço de tempo, Pam Grier revelou-se como maior ícone feminino do gênero e tornando-se num dos maiores ícones cinematográficos da história do cinema, ao redefinir para todo sempre os filmes de ação protagonizados por mulheres. A sexualidade despretensiosa e a beleza exótica de Pam Grier (em cenas de sexo bem sensuais) desperta sentimentos ferozes nos personagens masculinos deste filme, quase que uma insanidade pouco explicada.
Coffy é um bom exemplo de filmes de exploração, ele possui cenas de ação violentas, uma trilha sonora extraordinária composta pelo o melhor que a cultura black power podia oferecer, com músicas de Roy Ayers, Dee Dee Bridgewater e Wayne Garfield. O filme possui uma linguagem estilosa cheia de gírias que fazia bastante parte do vocabulário da época. Jack Hill fez um filme corajoso para época, sendo o seu trabalho mais reconhecido pelo público e crítica.
Coffy também é um bom exemplo de filme diversão com denuncia social que remetia o papel do negro nos EUA e o seu lugar numa sociedade classicista e racista, onde a discriminação e a perseguição era uma constante na vida dos que não estavam incluídos na ordem imposta por uma minoria reacionária. Nesta época, que remetem o final dos anos 1960 e o começo dos 1970, com os EUA vivendo uma política desestabilizada (era do escândalo Watergate e ressaca moral pós-guerra do Vietnã) com os republicanos no poder os negros eram quem sofria as maiores consequências da discriminação social vivendo a margem da sociedade, Embora estejamos vivendo numa época menos intolerante com relação as raças, Coffy continua mais atual do que nunca com relação ao trafico de drogas e exploração sexual desenfreada.  

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