Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: FORÇA MAIOR



Sinopse: Ebba e Tomas decidem passar cinco dias de férias esquiando nos Alpes franceses com seus dois filhos. Tomas deve passar mais tempo com a família pois Ebba acha que ele trabalha demais. Quando os quatro almoçam num restaurante nas montanhas uma avalanche se aproxima rapidamente e ameaça soterrar o local. Nenhum deles fica ferido mas a atitude de Tomas durante o incidente pode causar danos irreparáveis.
 
Força Maior já um dos filmes mais cultuados do momento e motivos para isso é o que não faltam. O filme é dirigido por Ruben Östlund que, para os mais entusiasmados, é considerado o novo Ingmar Bergman (Sétimo selo). Exageros a parte, o jovem cineasta na realidade pertence a um grupo de diretores jovens que está em sintonia com o mundo contemporâneo, sendo que a ideia para a criação do filme surgiu quando ele assistia a um vídeo pelo youtube. 
Tomas (Johannes Bah Kuhnke) e sua esposa Ebba (Lisa Loven Kongsli) vão para os Alpes franceses com seus filhos, Vera e Harry (Clara e Vincent Wettergren). Tudo parece um sonho, mas o que poderia dar de errado?  A família parece ser feliz e bem sucedida, mas desde os primeiros segundos de projeção, parece que há algo no ar que os deixa incômodos um com o outro. As crianças estão inquietas e o casal troca olhares estranhos, como se estivessem analisando um ao outro a todo o momento. 
Durante os seis dias em que a família planejou esquiar, acompanhamos o desmanche gradual do quadro aparentemente "feliz para sempre" que, antes viviam acomodados com isso, mas que na realidade já sofriam problemas de relacionamentos e qualquer deslize, de maior ou menor grau, seria o suficiente para tudo desmoronar. O desmanche das aparências acontece justamente no momento em que eles presenciam uma avalanche nos Alpes. Tomas começa a filmar e diz que é algo controlado, mas a velocidade da queda da neve é tão grande que, enquanto Ebba protege seus filhos, o homem sai correndo desesperadamente.
A seguir, Ebba passa a descontar toda sua raiva (acumulada?) em seu marido com tentativas de desmoralizá-lo perante amigos do casal (Kristofer Hivju e Fanni Metelius), sendo esses últimos que rendem momentos até mesmo engraçados do filme, pois eles se espelham no casal e ficam se perguntando a todo o momento como eles agiriam se passassem por algo parecido. O grande atrativo desse filme é ele saber colocar na mesa um drama familiar de uma forma realista, do qual todos conseguem se identificar, mas aliada com uma trilha perfeita e toque de humor negro (protagonizado pelo segundo casal já citado) que faz com que o filme se diferencie de outros filmes nórdicos atuais.
Cada cena é um enquadramento maravilhoso, sendo que são notáveis as características de cada uma delas ao longo das duas horas de projeção e fazendo com que criemos um jogo de cena em nossas mentes. Claro que as paisagens brancas do cenário da trama aumentam ainda mais a expectativa do cinéfilo. “Há algo de podre na Dinamarca’ mas ficamos nos perguntando até o final quais eram realmente os problemas do casal central antes da neve cair e desencadear novos rumos para a história.
O filme levanta inúmeras questões: relacionamentos de hoje; até que ponto conseguimos manter as aparências; até aonde temos que ser julgados pelos nossos erros e quando devemos finalmente abraçar a nossa redenção com nós mesmos e perante ao nosso próximo. É mais correto sermos sinceros com a gente e aceitarmos os nossos defeitos, ou manter as aparências para não magoar aqueles que nós amamos? Escolhas difíceis, das quais querendo ou não, haverá consequências!
Lembrando até mesmo clássicos como Quem Tem Medo de Virginia Olf?, Força Maior é um filme sobre o comportamento humano, de ontem e hoje e que nos faz a gente se perguntar qual será o nosso quadro futuramente, com relação da maneira que iremos agir com nós mesmos e com aqueles que esperam o melhor de nós.   


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei o filme interessante mas tive que acelerar porque é muito demorado. Eu achei que no final a mulher também sai do ônibus correndo deixando os filhos pra trás, ou só fui eu que percebi isso?