Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Cine Dica: Cinema Blaxploitation

Curso

APRESENTAÇÃO

Começou como um grito de revolta. Acabou como um ícone cinematográfico. A tendência que veio a ser chamada de Blaxploitation (também Soul Cinema) surgiu em um período de intenso ativismo político nos Estados Unidos, fruto da conscientização gerada nos movimentos pelos direitos civis, e tomou as salas de cinema como uma avalanche.
Quando Melvin Van Peebles dirigiu, em 1971, o clássico Sweet Sweetback's Baadasssss Son, ele começou uma nova era para o cinema de Hollywood. O gueto encontrava uma voz. O sucesso avassalador desta produção independente e rebelde mostrou aos estúdios que havia espaço para um cinema voltado ao público afro-americano, e que este era um filão lucrativo a ser explorado.

Em seguida, a Metro-Goldwyn-Mayer lançou Shaft (de Gordon Parks), e a febre do novo cinema negro se estendeu por quase uma década. Porém, enquanto alguns viam o Blaxploitation como uma forma de empoderamento das populações negras, que finalmente via seu protagonismo nas telas, outros viam estes filmes apenas como um reforço dos estereótipos racistas.
Polêmicas à parte, é inegável a importância do Blaxploitation, cuja influência ainda é sentida no cinema atual (vide as obras de Quentin Tarantino e Mario Van Peebles), além de ter aberto o caminho para cineastas como John Singleton e Spike Lee.


OBJETIVOS

O curso Blaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70, ministrado porCésar Almeida, tem como objetivo traçar um panorama do fenômeno Blaxploitation analisando suas características estéticas e históricas, além de abordar suas controvérsias e impactos sociais nos EUA no período.


CONTEÚDOS

Aula 1

- Introdução
- Os “race movies” (1915-1950)
- A Hollywood nos anos 60 (In the Heat of the Night,
The Learning TreeWatermelon Man)
Cotton Comes to Harlem (1970)
- A explosão do Blaxploitation (Sweet Sweetback's Baadasssss Song,
ShaftHammerSuper Fly)
The Legend of Nigger CharleyAcross 110th StreetBlack Mama,
White MamaBlaculaSlaughterTrouble ManBlack Caesar,
Cleopatra JonesCoffyThe Mack (1972/1973)


Aula 2

Black Belt JonesThe Black SixFoxy Brown,
Three the Hard WayT.N.T JacksonTruck TurnerSugar HillSheba,
BabyBoss NiggerMandingo (1974/1976)
- Declínio (1976/1982)
- As trilhas sonoras (Isaac Hayes, Bobby Womack, Marvin Gaye,
James Brown, Curtis Mayfield...)
- Curiosidades (Blaxploitation na Itália, The Harder They Come,
títulos estranhos, homenagens)
- Os astros (Fred Williamson, Pam Grier, Jim Brown,
Richard Roundtree, Gloria Hendry)


Ministrante: César Almeida

Publica artigos sobre cinema desde 2008. Lançou, em 2010, o livro "Cemitério Perdido dos Filmes B", que compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012, organizou "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation" com textos próprios e de outros 11 críticos de cinema. Escreve ficção, com o pseudônimo Cesar Alcázar, e atua como editor e tradutor. Já ministrou os cursos "Mestres & Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema" e “Sam Peckinpah – Rebelde Implacável” pela Cine UM.


Curso
BLAXPLOITATION
O Cinema Negro Americano dos Anos 70
de César Almeida


Datas
Dias 23 e 24 / Abril (quinta e sexta)
Horário
19h30 às 22h
Local
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 70,00
Formas de pagamento
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
Material
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
Informações / Inscrições
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Espaço Vídeo
Papo de Cinema

Nenhum comentário: