Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: Whiplash - Em Busca da Perfeição

Sinopse: Um jovem baterista (Miles Teller) sonha em ser o melhor de sua geração. Com o treinamento de o revenciado e impiedoso mestre do jazz, Terence Fletcher (JK Simmons), o músico começa a ultrapassar todos os seus limites, inclusive tomando atitudes que jamais pensou que tomaria.

No filme Shine, o protagonista (Geoffrey Rush) relembra os seus primeiros dias de dedicação para ser um mestre pianista, mas que ao mesmo tempo quase lhe custou a sua saúde mental. São exemplos como esse onde nascem os verdadeiros gênios que, se dedicam ao que mais amam, mas para atingir a perfeição, correm o risco de não saírem ilesos. Em Whiplash - Em Busca da Perfeição essa teoria vai ao extremo, onde aluno e mestre se digladiam, mas ao mesmo tempo se ajudam para alcançar os seus objetivos.
Andrew (Miles Teller) sonha em ser o melhor baterista da musica do Jazz e se dedica todos os dias através dos seus instrumentos musicais. Tenta provar que é o melhor no ramo para o seu  professor, o severo  Terence Fletcher (JK Simmons), mas mal sabe o árduo caminho que irá percorrer. Um duelo verbal, físico e mental, que irá colocar ambos não só um contra o outro, como também a eles mesmos.
Grande vencedor do Festival de Sundance em 2014, Whiplash - Em Busca da Perfeição não é precisamente um filme sobre jazz, mas também sobre todo aquele que busca os seus objetivos de tal modo que, não importa o que aconteça, desde que chegue lá. Tanto Andrew como Terence tem algo em comum, que é a busca pela perfeição. Um deseja ser o gênio no que faz e o outro busca esse gênio, nem que para isso humilhe os seus alunos e arrancando até mesmo sangue dos seus dedos. A questão sobre ética, sobre o que é certo e errado estão presentes, mas elas pouco se destacam, dando á entender que, para realizar os seus sonhos, deve-se ultrapassar os seus limites.
São daí que talvez venha os verdadeiros gênios, não importando qual a profissão que venha a ser, pois no final das contas eles vão dizer para que realmente vieram e ser sempre lembrados. Miles Teller (Projeto X) e JK Simmons (trilogia original do Homem Aranha) nos brindam com os melhores desempenhos de suas carreiras,  num verdadeiro duelo de gato e rato, mas que ao mesmo tempo há um ar de respeito um pelo outro. Terence enxerga potencial em Andrew, mas nem por isso irá baixar a sua imagem agressiva e Andrew, mesmo odiando Terence em vários momentos, acredita que irá puxar dele uma aprovação do seu talento.
Tecnicamente o filme é um verdadeiro show em termos de montagens. As cenas em si são um verdadeiro balé, onde nada se escapa de foco, desde a ponta das baquetas, ao respingar de suor e sangue durante os treinos e apresentações.  Vindo do vergonhoso O Último Exorcismo: Parte II, Damien Chazelle tem o seu primeiro grande desempenho como cineasta e esperasse que prossiga com esse bom calibre na direção.
Com um final de encher os olhos, onde se atinge o ápice sobre o que realmente os protagonistas procuravam,  Whiplash - Em Busca da Perfeição atinge em cheio aqueles que buscam a realização dos seus sonhos, não importam qual gênero ou profissão, desde que consiga alcança-lo. 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

2 comentários:

Unknown disse...

Que filme foda!!!, só esperando aqui para assistir!!!! valeu pela dica!!

Marcelo Castro Moraes disse...

De nada meu amigo