Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 66 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sábado, 29 de novembro de 2014

LUTO: Adeus grande Gênio


Desde os 5 anos vc me deu muitas alegrias e mesmo quando eu estava triste vc criava um sorriso que não havia mais em meu rosto. Através de vc também conheci as imagens icônicas do cinema como de Charles Chaplin e eu sempre lhe agradecerei muito por isso. Descanse em paz grande gênio.



  Me sigam no Facebook, twitter e Google+

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cine Curiosidade: Trailer oficial do novo STAR WARS

 E para encerrar esse mês, nada melhor do que ver em primeira mão o primeiro trailer oficial de Star Wars: O Despertar da Força.
 
  Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a cabo: Amantes Eternos



Sinopse: A história de amor entre dois vampiros eruditos, Eve (Tilda Swinton) e Adam (Tom Hiddleston), cansados da sociedade atual e profundamente incomodados com a evolução da humanidade. Há séculos eles vivem uma relação de cumplicidade e muito amor, que será abalada pela aproximação da irresponsável irmã caçula da vampira, Ava (Mia Wasikowska). 


Amantes Eternos, para mim, é um dos melhores filmes de vampiros desde Deixe ela Entrar. Aqui não há espaço para romance sem sal estilo Crepúsculo (que fiz questão de botar fora finalmente os DVDs) e também temos poucas cenas rotineiras de terror e suspense. Trata-se de uma experiência um tanto melancolicamente sombria, que explora os problemas da vida eterna de maneira convincente.
Claro, não se pode negar os benefícios de viver ao longo dos séculos: ler quantos livros puder, ver o maior número possível de shows e viver um amor verdadeiro até o fim dos tempos. Mas há algo de errado em uma existência que não seja finita.Por mais que Adam(Tom Hiddleston)  tenha vivido intensamente na companhia de Eve(Tilda Swinton), ele tem dificuldades de levantar de sua própria cama, parece sempre esgotado, com mal humor e começando  a pensar na possibilidade de   suicídio.
O enredo foge de qualquer tipo de formula conhecida e da maioria das vezes desgastada. É mais uma experiência que deve ser aproveitada com total plenitude, tal qual os vampiros fazem quando sorvem o saboroso sangue tipo O negativo.Falando em vampiros, a verdadeira essência dos personagens é revelada gradualmente na trama. O legal é assisti-lo sem saber que é um filme desse tipo de gênero, portanto foi interessante acompanhar as pistas sobre a real identidade do casal de protagonistas, como a preferência pela noite, as coisas  antigas que usam no dia a dia e a compra de sangue no hospital.
Outro ponto interessante são as críticas feitas aos seres humanos em geral. Os vampiros nos chamam de zumbis, acredito que pelo fato de que às vezes fazemos as coisas no piloto automático, sem parar para desfrutar daquilo que temos bem a nossa frente. Percebam como Eve e Adam sentem a beleza das coisas, tanto da natureza como de um belo desempenho musical.
Há ainda espaço para o humor negro, ainda que em poucos momentos. Nesse sentido, o destaque vai para uma cena em que um vampiro lamenta o fato de que hoje em dia não se pode jogar um cadáver no meio do rio qualquer, como era feito antigamente com os que sofriam de tuberculose.
Amantes Eternos exige um pouco de paciência. É um filme mais contemplativo, mas que, se você permitir, te absorve e te hipnotiza com uma fotografia com cores frias que possibilitam inúmeras sensações, inclusive medo, afinal vampiros de hoje, por mais que sejam civilizados, não deixam de ser imprevisíveis em suas ações e seus instintos naturais.  


  Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: Raros apresenta Nós Vamos Te Comer de Tsui Hark

FILME DE CANIBAIS DE TSUI HARK NO PROJETO RAROS
Nesta sexta-feira, 28 de novembro, às 20h, o Projeto Raros da Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe Nós Vamos Te Comer (1980), de Tsui Hark, um dos principais nomes do cinema de Hong Kong. Com projeção em DVD e legendas em português, a sessão promove o lançamento da programação da mostra A Vingança dos Filmes B, com estreia no dia 9 de dezembro. A entrada é gratuita.
Em Nós Vamos Te Comer, o agente secreto nº 999 investiga uma aldeia habitada por pessoas insanas, sem desconfiar que a aparente violência da vizinhança esconde um organizado circo bizarro de atos canibalescos.
Tsui Hark é o principal nome da geração que renovou o cinema de artes marciais em Hong Kong no final dos anos 1970. Seu primeiro longa, Os Crimes da Borboleta, de 1979, promove o encontro entre o cinema policial, o wuxia e a fantasia. Com a inusitada aproximação entre artes marciais e canibalismo, Nós Vamos Te Comer, o segundo longa-metragem, intensifica a presença da violência e do humor grotesco no cinema de Tsui Hark. Na década de 1980, o diretor se associou à produtora Cinema City, produzindo e dirigindo obras que estabeleceram os novos paradigmas do blockbuster de Hong Kong, como Zu - Warriors from the Magic Mountain (1983) e Alvo Duplo (1986), dirigido por John Woo.    
 
PROJETO RAROS
Nós Vamos Te Comer
(Di yu wu men)
1980
90 minutos
Direção: Tsui Hark
Elenco: Norman Chu, Chih Hung Ling, Choh Lam Tsang, David Wu, Eddy Ko.
Exibição em DVD com legendas em português.
 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133 / 8135 / 8137

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cine Dicas: Estreias do final de semana (27/11/14)



Boyhood - Da Infância à Juventude


Sinopse: O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.



Boa Sorte

 

Sinopse: O adolescente João (João Pedro Zappa) tem uma série de problemas comportamentais: ele é ignorado pelos pais e se torna agressivo com os amigos de escola. Quando é diagnosticado com depressão, seus familiares decidem interná-lo em uma clínica psiquiátrica. No local, ele conhece Judite (Deborah Secco), paciente HIV positivo e dependente química, em fase terminal. Apesar do ambiente hostil, os dois se apaixonam e iniciam um romance. Mas Judite tem medo que a sua morte abale a saúde de João.



De Volta ao Jogo

 

Sinopse: John Wick (Keanu Reeves) já foi um dos assassinos mais temidos da cidade de Nova York, trabalhando em parceria com a máfia russa. Um dia, ele decide se aposentar, e neste período tem que lidar com a triste morte de sua esposa. Vítima de uma doença grave, ela já previa a sua própria morte, e deu de presente ao marido um cachorro para cuidar em seu período de luto. No entanto, poucos dias após o funeral, o cachorro é morto por ladrões que roubam o seu carro. John Wick parte em busca de vingança contra estes homens que ele já conhecia muito bem, e que roubaram o último símbolo da mulher que ele amava.

 

Elsa & Fred


Sinopse: Elsa (Shirley MacLaine) é uma mulher de idade que vive sozinha. Um dia, ela comete uma barbeiragem ao sair com o carro e quebra os faróis do carro de Lydia (Marcia Gay Harden), a filha de seu novo vizinho, Fred (Christopher Plummer). Revoltada com o ocorrido, Lydia exige que Elsa pague o conserto. O filho de Elsa (Scott Bakula) aceita cobrir os danos mas, ao entregar o cheque a Fred, Elsa lhe conta uma história triste que acaba convencendo-o a recusar o valor. Com o tempo, Elsa e Fred se aproximam cada vez mais, apesar do temperamento bastante diferente. Enquanto ela é cheia de vida, ele é rabugento e mal quer sair de casa.



Irmã Dulce

 

Sinopse:Cinebiografia de Irmã Dulce (Bianca Comparato/Regina Braga), que, em vida, foi chamada de “Anjo Bom da Bahia”, também indicada ao Nobel da Paz e beatificada pela Igreja. Contemplando da década de 1940 aos anos 1980, o filme mostra como a religiosa católica enfrentou uma doença respiratória incurável, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo os dogmas da Igreja para dedicar sua vida ao cuidado dos miseráveis – personificados na figura do fictício João (Amaurih Oliveira) –, deixando um legado que perdura até hoje.



Janeiro 27

 

Sinopse: Documentário que explora os fatos ocorridos a dois anos em Santa Maria, onde a boate Kiss pegou fogo e matando mais de 200 pessoas.  

 

Meninos de Kichute


Sinopse: Beto (Lucas Alexandre) é filho do meio de uma família simples e sonha em ser goleiro de futebol. O menino encontrará alguns obstáculos para realizar seu sonho, sendo o principal deles a resistência do pai, autoritário e religioso, para quem, competição é pecado. Mas Beto é persistente e não desistirá de alcançar seus objetivos, tendo como ajuda, o apoio de Dona Leonor (Arlete Sales), sua vizinha.



Os Amigos 



Sinopse: Téo (Marco Ricca) é um arquiteto solitário que passa por uma fase difícil na vida, devido ao falecimento de seu melhor amigo na infância. Sua melhor amiga na atualidade é Majú (Dira Paes), mãe de duas crianças que vive tentando arranjar uma namorada para ele. Ao longo do dia Téo se perde em meio às lembranças do passado, o que faz com que visite a viúva Lígia (Sandra Corveloni), e as atribuições do trabalho.



Sétimo


Sinopse:Todos os dias, Sebastián (Ricardo Darín) e seus dois filhos, Luna (Charo Dolz Doval) e Luca (Abel Dolz Doval) fazem a mesma brincadeira. Eles apostam quem vai do sétimo andar ao térreo de forma mais rápida: o pai, no elevador, ou as crianças, de escada. Sebastián sempre ganha o jogo, mas quando, um dia, seus filhos desaparecem durante a "corrida", sem deixar pistas, ele não vai medir esforços para recuperá-los.

  Me sigam no Facebook, twitter e Google+