Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cine Dica: Sessão Plataforma exibe novo filme de Pedro Costa

Na terça-feira, 11 de novembro, às 20h30, a Sessão Plataforma apresenta Cavalo Dinheiro, o novo filme do português Pedro Costa, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). 
 
"Enquanto jovens capitães lideram a revolução nas ruas, o povo de Fontainhas segue à procura de Ventura, perdido na floresta." 

Em Cavalo Dinheiro, vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Locarno de 2014, Pedro Costa reencontra Ventura, emigrante cabo-verdiano de seu JUVENTUDE EM MARCHA (2006) e outros curtas. O filme também é seu retorno a Fontainhas, bairro de emigrantes africanos nos arredores de Lisboa, reduto que não existe mais, onde também realizou outros de seus principais trabalhos como OSSOS (1997) e NO QUARTO DA VANDA (2000). Costa toma a revolução de 25 de abril como ponto de partida para sua "pesquisa" e "experimentação", duas palavras que o próprio cita frequentemente quando fala sobre o filme.

"104 minutos de uma viagem sem regresso no comboio-fantasma de um Portugal assombrado pela guerra colonial, pela revolução, pela descolonização (...) Uma fantasmagoria elíptica, esquiva, fugidia."
Jorge Mourinha - publico.pt

"Sua Fontainhas agora é somente mito, somente cinema. O mito segundo Pedro Costa é a história revisitada pela arte, é a capacidade do cinema de encontrar uma luz, um gesto, um possível exorcismo."
Filipe Furtado - Revista Cinética

SERVIÇO:

Terça feira, 11 de novembro, 20h30 na Sala P.F Gastal. Única reprise no sábado, 15 de novembro, 16h.

CAVALO DINHEIRO, dir: Pedro Costa, 103min, POR, 2014.

Principais exibições anteriores:
- Locarno International Film Festival 2014 (Prêmio de Melhor Direção)
- Toronto International Film Festival 2014
- New York Film Festival 2014
- Viennale 2014
- Vancouver International Film Festival 2014
- London Film Festival 2014

Sessão Plataforma
Realização: Tokyo Filmes, Livre Associação Produções, Coordenação de Cinema e Video da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
Apoio: Cervejaria Seasons

Ingresso: R$ 03,00
Projeção: Bluray - legendas em português.

Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada mensalmente desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes, de qualquer nacionalidade, duração e bitola, sem distribuição garantida no Brasil.

Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133 / 8135 / 8137

Nenhum comentário: