Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Cine Dica: SAM PECKINPAH: O REBELDE IMPLACÁVEL

CURSO



APRESENTAÇÃO

Um dos mais controversos e revolucionários autores do cinema americano, Sam Peckinpah trilhou um caminho de aventura e destruição. Dono de um temperamento forte, aliado a uma visão ousada da sociedade, ele chocou e maravilhou público e crítica. Em sua carreira relativamente curta, viveu uma guerra pessoal interminável contra estúdios, produtores e a moral vigente.


Comparado com frequência a Ernest Hemingway, Peckinpah foi o cronista de uma era agonizante, redefinindo as tradições do Western com muito chumbo e sangue. Porém, debaixo da aparente truculência, havia um artista sensível e nostálgico.

Realizou clássicos absolutos como Meu Ódio Será sua Herança (The Wild Bunch - 1969),Pat Garrett e Billy The Kid(Pat Garrett and Billy the Kid - 1973) e Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (Bring Me the Head of Alfredo Garcia - 1974), tornando-se um cineasta influente e cultuado até os dias de hoje.


OBJETIVO

O curso SAM PECKINPAH: O REBELDE IMPLACÁVEL, ministrado por César Almeida, tem como objetivo analisar a obra deste grande mestre de filme a filme, além de mergulhar nas histórias reais e lendárias de sua atribulada vida pessoal, combustível para os conflitos que exibiu nas telas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AULA 1


- A juventude real e imaginária de Sam Peckinpah em um Velho Oeste agonizante (1925-1954)
- O trabalho na TV (1954-1962)
O Homem que Eu Devia Odiar (The Deadly Companions - 1961)
Pistoleiros do Entardecer (Ride the High Country - 1962)
Juramento de Vingança (Major Dundee - 1965)
- O desencanto com Hollywood e a volta à TV
Meu Ódio Será sua Herança (The Wild Bunch - 1969)
A Morte Não Manda Recado (The Ballad of Cable Hogue - 1970)
- O bando selvagem: Warren Oates, Ben Johnson e outros amigos inseparáveis.

AULA 2

Sob o Domínio do Medo(Straw Dogs - 1971)
Dez Segundos de Perigo (Junior Bonner - 1972)
Os Implacáveis (The Getaway - 1972)
Pat Garrett e Billy The Kid (Pat Garrett and Billy the Kid - 1973)
Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (Bring Me the Head of Alfredo Garcia - 1974)
Elite de Assassinos (The Killer Elite - 1975)
A Cruz de Ferro (Cross of Iron - 1977)
Comboio(Convoy - 1978)
O Casal Osterman (The Osterman Weekend - 1983)


Ministrante: CÉSAR ALMEIDA
Escritor e editor. Publica artigos sobre cinema regularmente desde 2008. Lançou, em 2010, o livro "Cemitério Perdido dos Filmes B", que compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012, organizou "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation" com textos próprios e de outros 11 críticos de cinema. Escreve ficção, com o pseudônimo Cesar Alcázar, e atua como editor e tradutor. Já ministrou o curso "Mestres & Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema" pela Cena UM.


Curso
SAM PECKINPAH: O REBELDE IMPLACÁVEL
de César Almeida

DATAS: 18 e 19 de Setembro de 2014 (quinta e sexta-feira)

HORÁRIO: 19h30 às 22h
LOCAL: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre - RS)


INFORMAÇÕES
cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714

INSCRIÇÕES

Nenhum comentário: