Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cine Dica: Sala P. F. Gastal recebe 9º Festival Internacional de Cinema do RS


SALA P. F. GASTAL RECEBE 9º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO RS
Entre os dias 6 e 11 de junho, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) recebe a programação do 9º Festival Internacional de Cinema do RS, exibindo uma seleção especial de filmes contemporâneos, retrospectiva do cineasta alemão Christian Petzold e uma obra-prima de Chris Marker. A iniciativa é da produtora Panda Filmes, que organiza a mostra de cinema desde 2004, antes conhecida como Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, quando a realização do evento ficava restrita à estação de verão.

Na seleção de filmes contemporâneos, estão A Imagem que Falta, do cambojano Rithy Panh, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro neste ano, Vic + Flo Viram um Urso, longa de ficção do diretor canadense Denis Côté, vencedor do prêmio da crítica no Festival de Berlim de 2013. Walesa, novo filme político do veterano Andrzej Wajda, Uma Família em Tóquio, homenagem de Yoji Yamada ao clássico Era uma Vez em Tóquio, de Yasujiro Ozu, e o mexicano Heli, de Amat Escalante, premiado em Cannes em 2013.


O Fundo do Ar é Vermelho

Um dos homenageados do 9º Festival Internacional de Cinema do RS, Chris Marker ganha uma retrospectiva de seus filmes. Na Sala P. F. Gastal será exibido o fabuloso documentário O Fundo do Ar é Vermelho, reflexão sobre as esperanças e as decepções suscitadas pelos movimentos revolucionários de 1968 ao redor do mundo, e do modo como as imagens se relacionam com elas.


Christian Petzold

Christian Petzold é um dos principais diretores alemães da atualidade. As obras do cineasta são marcadas pela narrativa seca e pela atmosfera realista, de forte conteúdo social e político. O passado político alemão, o que inclui o nazismo e o regime ditatorial exercido na Alemanha Oriental após a Segunda Guerra Mundial até a reunificação do país são temas recorrentes que podem ser vistos nos principais filmes do cineasta alemão Christian Petzold, marcados pela narrativa seca e pela atmosfera realista, de forte conteúdo social e político.

Christian Petzold é um dos principais diretores alemães da atualidade. Em 2000, seu primeiro filme teatral, A Segurança Interna (2000), sobre um casal de terroristas de esquerda, cria uma forte impressão e ganha seus primeiros prêmios como diretor – o German Film Award e o Hessischer Award de Melhor Filme. Em 2012, conseguiu fazer mais dois filmes para TV e cinco para o cinema, entre as quais Yella (2007), o retrato sensível de uma jovem mulher que tenta fugir das garras do marido violento e possessivo e Barbara (2012), que foi premiado com o Urso de Ouro. Os filmes de Petzold são um mistura de crônica por tratar de fatos do cotidiano misturados com fatos trágicos, dando mais elementos para que o espectador mergulhe na atmosfera cotidiana da República Democrática Alemã. 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO
06 a 11 de junho de 2014


O Fundo do Ar é Vermelho
Documentário, França, 1977
180’
Diretor: Chris Marker

As esperanças e as decepções suscitadas pelos movimentos revolucionários de 68 no mundo inteiro, que mostram as manifestações populares, os movimentos da política e os rumos incertos da História e da sociedade. Exibição em DVD.

Vic+Flo Viram um Urso
Canadá Crime, Drama 2013
95min
Diretor: Denis Côté

Sinopse: Victoria acaba de deixar a prisão, tem 61 anos e quer começar uma vida nova. Vai morar em uma cabana desativada no meio da floresta canadense. Mas o passado volta para assombrar. Exibição em blu-ray.

Walesa
Polônia Biografia, Drama 2013
127min
Diretor: Andrzej Wajda

Sinopse: 1970, Polônia. O filme retrata a vida e a luta do ganhador do Prêmio Nobel da Paz e fundador do Movimento Solidário Polônes, Lech Walesa. Exibição em blu-ray.

Estação Liberdade
Brasil, Japão Drama 2013
88min
Diretor: Caíto Ortiz

Sinopse: Mario Kubo é um homem calado. Por uma sucessão de acasos, Mario desce do último trem da noite na Estação Liberdade, o bairro oriental de São Paulo. Sozinho, ele começa uma jornada noite adentro em busca de algo que ele ainda não sabe o que é. Exibição em blu-ray.

Heli
Alemanha, França, Holanda, México Drama 2013
105min
Diretor: Amat Escalante

Sinopse: Estela tem 12 anos e está perdidamente apaixonada por Beto, um jovem cadete da polícia. Para fugir com ela e se casar, ele desvia alguns pacotes de droga para juntar dinheiro. Exibição em blu-ray.

A Imagem que Falta
Camboja, França Documentário 2013
92min
Diretor: Rithy Panh

Elenco:

Sinopse: O filme busca recriar os anos de terror em que o Camboja foi governado pelo regime do Khmer Vermelho, responsável por um genocídio que vitimou cerca de dois milhões de pessoas na década de 70. Exibição em blu-ray.

Uma Família em Tóquio
Japão Drama 2013
146min
Diretor: Yoji Yamada

Sinopse: Casal idoso que mora em um vilarejo no Japão decide tomar um trem e visitar os filhos adultos em Tóquio. Chegando lá, descobrem que os filhos levam vidas muito ocupadas e não têm tempo para os pais. Até que uma morte trágica reunirá todos. Exibição em blu-ray.


MOSTRA CHRISTIAN PETZOLD

Barbara
Drama, Alemanha, 2012, 105’

Uma cirurgiã pediátrica deseja viver em Berlim Oriental. Enquanto seu amante, Jörg, prepara a sua fuga, ela começa a receber grande atenção do chefe do hospital, André.


DREILEBEN: Algo melhor do que a morte
Drama, Alemanha, 2011, 88’

Uma complicada história de amor entre Johannes e Ana. A cidade de Dreileben é o cenário para o romance juvenil e para a fuga de um criminoso sexual do hospital onde Johannes trabalha.

Fantasmas
Drama, Alemanha, 2005, 85’
Os caminhos de três mulheres se cruzam em Berlim. Um filme sobre insegurança, solidão, perda e desejo.

Jerichow
Drama, Alemanha, 2008, 93’

De volta do Afeganistão, Thomas consegue um novo emprego. Ao passo em que conquista a confiança do chefe, pode pôr tudo a perder quando se aproxima da mulher dele, Laura.

Yella
Drama/Suspense, Alemanha, 2007, 89’

Divorciada e sem perspectiva de evolução na carreira, Yella muda de cidade. Conhece Philipp, tornando-se sua assistente. Quando parece progredir, o passado volta a atormentá-la.


GRADE DE HORÁRIOS
06 a 11 de junho de 2014
06 de junho (sexta)

17:00 – A Imagem que Falta, de Rithy Panh

07 de junho (sábado)

14:00 – O Fundo do Ar é Vermelho, de Chris Marker
17:00 – Estação Liberdade, de Caíto Ortiz
19:00 – Uma Família em Tóquio, de Yoji Yamada

08 de junho (domingo)

15:00 – Walesa, de Andrzej Wajda
17:00 – Vic + Flo Viram um Urso, de Denis Côté
19:00 – Heli, de Amat Escalante

10 de junho (terça)

15:00 – Jerichow, de Christian Petzold
17:00 – Fantasmas, de Christian Petzold

11 de junho (quarta)

15:00 – Dreileben: Algo Melhor do que a Morte, de Christian Petzold
17:00 – Yella, de Christian Petzold
19:00 – Barbara, de Christian Petzold


  Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: