Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: EM BUSCA DE LARA


Sinopse: Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha Mariana o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura. Vivendo uma rotina de sequestros e ações armadas era a companheira do ex-capitão Carlos Lamarca tornando-se um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime que atribui sua morte em 1971 a um suicídio.

O principal  objetivo do documentário é a procura dos familiares por evidencias  que desconstrua a versão oficial sobre o improvável  suicídio da militante do MR-8 Iara Iavelberg, que havia sido  morta numa operação policial em agosto de 1971 em Salvador. Dirigido por Flavio Frederico, o cineasta tinha já no bolso vários filmes de ficção e documentários, Caparaó, também roteirizado por Mariana, sua mulher, vencedor do É Tudo Verdade de 2006, em que retrata a primeira luta da resistência contra a militar armada ao golpe de 1964, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. Mariana e Flavio começaram a pensar em fazer um filme sobre Lara no momento em que a família conseguiu, na Justiça, obrigar o Cemitério Israelita do Butantã a autorizar a exumação dos restos mortais.
O projeto começou a ganhar corpo em 2006, quando filmaram o novo sepultamento junto com os familiares. Após isso, depois de inúmeras analises, foi constatado que Lara não havia cometido suicídio. Durante quase oito anos, o casal teve o cansativo  trabalho em coletar de documentos, imagens e depoimentos que fizessem com que a saga de Lara e sua vida ganhasse forma. 
O filme apresenta ao cinéfilo um perfil humano e forte de  Iara. Sua força, capacidade e convicção ao lado resistência armada são fortificados pelos depoimentos de familiares, companheiros amorosos e auxiliares. Retrata muito bem aquele universo político e cultural daquele tempo nebuloso. Para Mariana, as evidências sobre o suicídio se tornaram infundadas, assim como outras historias recentes, que começaram a sair das sombras e se tornaram o principal foco a serem recolhidos  pelas comissões da verdade em Brasilia. 
Mariana era o codinome da ativista na clandestinidade. Aos 15 anos, a sobrinha leu, na íntegra, os diários de Carlos Lamarca, em que o ex-capitão revelava a influência intelectual de Iara sobre suas decisões e uma paixão extrema e incondicional. Os textos publicados num jornal foram mostrados pela mãe. A arte-educadora Rosa não era ativista, como os irmãos Samuel, Raul e Iara. Apenas ajudava nos dias de clandestinidade em encontros para levar comida e roupas. Nos anos 1970, mantinha uma instituição privada de ensino, Criarte, com proposta pedagógica humanista, que viria a se chamar Escola da Vila.
A produção tentou, por muito tempo, conseguir um depoimento da presidenta Dilma Rousseff . Dilma era próxima do casal, confidente de Carlos Lamarca e já mencionou o nome de Iara em discursos, lembrando terem participado da “mesma luta”. Mas não conseguiu. “Seria um registro histórico, mas não era imprescindível”, resigna-se Mariana.
Em busca de Iara  é um registro histórico sobre a busca da verdade, numa época em que muitas pessoas foram sequestradas por dizerem a verdade e sem terem medo das consequências que viriam a seguir para elas. 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: