Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de março de 2014

Cine Especial: Slasher Movies: Virgens, Mascarados e Litros de Sangue: Parte 2



Nos dias 13 e 14 de março, eu estarei participando do curso Slasher Movies: Virgens, Mascarados e Litros de Sangue, criado pelo Cena Um e ministrado pelo jornalista e cineasta Felipe M. Guerra. Enquanto os dias da atividade não chegam, vamos relembrar dos principais assassinos mascarados que aterrorizaram inúmeros jovens entre nos anos 80 e 90.
 
                             Sexta-Feira 13
Sinopse: No Lago Cristal, um acampamento de férias, dois adolescentes foram assassinados. Vinte anos após o crime o acampamento reabre, mas uma série de novas mortes acontecem novamente.

Não me lembro se esse primeiro filme, da já clássica cine série de terror dos anos 80, passou no cine trash, mas tenho certeza que o segundo e o terceiro passaram na sessão. Portanto não seria justo falar dos outros capítulos e deixar de fora o primeiro, que muitos consideram insuperável.
Dirigido por Sean Sexton Cunningham, o filme foi criado unicamente na época, para pegar carona com o sucesso do filme Halloween - A Noite do Terror (78) de John Carpenter, portanto formula é a mesma. Jovens, sem nada para fazer, ficam curtindo muito sexo e droga, para então, serem vitimas do assassino em questão e no final, somente sobrar uma mocinha, para dar cabo (aparentemente) do vilão. Pode ter se tornado o maior clichê, mas o filme funcionou como uma beleza, para a época e ainda hoje, pois há momentos de pura tensão e de surpresas, para fazer ficar preso na cadeira, como por exemplo, o ato final que reserva momentos imprevisíveis. Para aqueles que acreditam que essa cine série começou com Jason, fica espantando com o primeiro filme, e acaba se dando conta que não é bem assim, mas é preciso assistir, pois não serei eu aqui que estragarei a surpresa. O que eu posso dizer, é que o filme carrega muitos elementos que já foram usados em filmes como Psicose, só que aqui, numa ordem inversa, e com isso, criou-se algo original, e que fez escola.


                     Sexta-Feira 13 - Parte II
Sinopse: Cinco anos após o massacre no acampamento Cristal Lake, novos instrutores se instalam num acampamento próximo. Um a um, os jovens do grupo são atacados e brutalmente mortos, revivendo a lenda de Jason.

Nem levou um ano e logo foi lançada essa seqüência do sucesso de 1980, só que desta vez, estrelado por Jason, mas um pouco diferente daquele Jason que nos conhecemos. Aqui, Jason ainda é humano, se fere facilmente e tão pouco usa sua famosa mascara de Hóquei. Foi por causa disso, que quando assisti pela primeira vez a esse filme no cine Trash, achei que fosse uma versão alternativa de Jason, ou simplesmente uma copia barata e descarada. Para vocês verem, como a imagem icônica do Jason posterior marcou as pessoas.
A trama aqui é praticamente a mesma da anterior, ou seja, jovens com os hormônios estourando, somente servindo de vitimas para Jason fazer o que faz de melhor, para dai então, sobrar uma mocinha e acabar (aparentemente) com o vilão no final. Como sempre, há um grande gancho para eventual continuação, e por mais que nos saibamos como termina cada capitulo, sempre queremos saber qual será as próximas vitimas ou como Jason dribla sua própria morte. Esse é o poder dessa famigerada criatura.

              Sexta - Feira 13 parte III em 3D
 

SINOPSE: Após a matança no Acampamento Crystal Lake,a ocupação de uma fazenda próxima por alguns jovens em busca de diversão chama a atenção maligna de Jason.

Como aqui, a formula seria a mesma (adolescentes + hormônios estourando + Jason = Assassinatos após azarações) o produtores decidiram injetar algo de novo neste capitulo que foi o 3D, que na época, esta ferramenta tentou resgatar o seu prestigio em diversos títulos (como Tubarão 3), mas no saúdo geral, não acrescentou em nada na série. As mortes foram mal organizadas e algumas tiveram sua melhor parte cortada da edição final (caso da morte da personagem Vera (Catherine Parks - flechada no olho).Contudo, é neste capitulo que finalmente Jason ganha sua tão conhecida máscara,a qual exibirá o corte provocado pela machadada dada pela personagem Chris. Curiosamente, a mascara surgiu meio que sem querer na trama, mas combinou tanto com o personagem, que os produtores mantiveram ela  nos capítulos seguintes. Hoje fica realmente difícil imaginar Jason sem aquela mascara sinistra.

             Sexta - Feira 13: Capítulo Final


SINOPSE: Após uma série de mortes horríveis na floresta ao redor do Acampamento Crystal Lake,dois irmãos têm de unir forças para matar Jason.


Com o objetivo de encerrar a cine serie de uma forma satisfatória, "O Capítulo Final" foi uma estratégia de marketing que levou muita gente ao cinema para ver como Jason morreria. Mas convenhamos que muitos não caíram neste conto do vigário, pois caso o filme fizesse sucesso (e realmente fez) seria inevitável que surgisse novos capítulos, o que acabou acontecendo. Mas tentarmos imaginar esse filme como realmente o final, faz com que ele funcione muito bem, tanto, que talvez esse seja o melhor filme da série,bem melhor elaborado e com cenas eletrizantes. A cena final denunciava descaradamente que haveria uma continuação e,possivelmente.pela sugestão dada,Tommy (Corey Feldman, o Bocão de Gonnies) seria a reencarnação de Jason. Mas isso não chegou nem perto de ocorrer.




Me sigam no Facebook, twitter e Google+  

Nenhum comentário: