Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: PHILOMENA




Sinopse: Indicado ao Oscar nas categorias:brMelhor filme / Melhor atriz: Judi Dench / Melhor roteiro adaptado / Melhor trilha sonora / brbrIrlanda 1952. Philomena Lee é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento Philomena começa uma busca pelo seu filho junto com a ajuda de Martin Sixsmith um jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Philomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois.



Longas metragens, que baseados em casos verídicos, na maioria das vezes vem sempre carregado por uma grande bagagem, onde a historia por vezes se torna tão fascinante quanto à própria ficção de qualquer outro filme que é inventando. Esse é o caso de Philomena, mais novo trabalho do diretor Stephen Frears (A Rainha), que embora seja um caso real, acaba não caindo no lado do puro drama, mas sim numa interessante historia sobre busca e descobertas.    

Em 1950, Irlanda, uma jovem engravida de uma forma imprudente e acaba sendo enviada, pelo  pai, para um convento. Normalmente as freiras é que cuidavam das crianças, em troca do trabalho forçado das mães, no que elas acreditavam ser o castigo apropriado vindo de Deus. Décadas se passam e trama se passa num período onde a criança teria já 50 anos e Philomena (Judi Dench) embarca em sua cruzada particular para encontrá-lo.

Em sua busca, ela conta com ajuda de um jornalista conhecido (Steve Coogan), que vê nessa jornada uma chance para escrever uma boa matéria para sua editora. Como sempre, nestes típicos filmes de viagem, a revelação sobre onde o rapaz está é o que menos importa, sendo que a transformação e as descobertas que ambos os protagonistas fazem durante o filme é o que torna fascinante a historia. Assim como em produções recentes como A Religiosa, o filme não se intimida ao criticar a igreja católica, que embora com cautela, se torna eficaz.

O ator Coogam também emprestou os seus dotes de roteirista para Jef Pope, sendo um profissional nato de produções diretamente para a TV e o resultado final é um filme correto com começo, meio e fim. Inspirado no livro do jornalista Martin Sixsmith (The Lost Child of Philomena Lee), o filme não esconde o fato que a própria Igreja de uma forma cruel, participou de um esquema de exportação de milhares de crianças para os Estados Unidos. Isso faz com que ficamos com mais raiva da situação, principalmente ao vermos a protagonista ainda seguir as doutrinas da igreja e não guardar nenhuma raiva com relação as freiras.

Isso gera um contraste com relação ao seu parceiro de viagem, que é um ateu convicto e que deseja ao todo custo limar a imagem da igreja a partir dessa historia. Tem se então uma pessoa que tem todos os motivos para odiar a igreja, mas que não a carrega para não envenenar a alma e se cria então uma lição de moral para o seu parceiro, mesmo quando ele ainda se mantém com relação as suas opiniões com relação a Deus e religiões. Com isso, se cria um humor certeiro em alguns momentos, mas sem esquecer os pontos dramáticos e fazendo nos lembrar de onde surgiu essa trama.               

Visualmente, a produção possui belas imagens e seqüência inesquecíveis, como aquela em que a mãe vê o seu filho na TV e se tem então um contato emocional entre ambos, mesmo com o fato que isso possa parecer impossível. No final das contas é graça a dupla de protagonistas, que o filme possui alma, embalada com uma bela trilha sonora e que acabou fazendo o filme ganhar de uma forma merecida uma vaga entre os melhores no Oscar 2014.



Me sigam no Facebook, twitter e Google+

2 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Ainda não assisti, mas Judi Denchi deve dar um show como sempre.

Abraços.

Marcelo Castro Moraes disse...

Bom isso não é nenhuma novidade, ela está sempre otima.