Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cine Dica: Em Blu-Ray e DVD MACHETE KILLS



            ROBERT RODRIGUEZ SURTOU?? 



Sinopse: Continuação de Machete (2010). O filme traz uma nova aventura do ex-agente federal e justiceiro mexicano Machete Cortez (Danny Trejo). Ele é contratado pelo presidente norte-americano (Charlie Sheen) para ir ao México e encontrar traficantes perigosos, que pretendem iniciar uma guerra nuclear.


Se o primeiro Machete não foi uma obra prima, pelo menos ali havia uma homenagem aos filmes de ação bem podre e de violência explícita que se tinha em abundância na década de 70. E pensar que o trailer falso do personagem apresentado antes de Planeta Terror, fez com que o tão conhecido lançador de facas dos filmes de Rodriguez se tornasse finalmente um protagonista. Mas na continuação Machete Kills, assim como no filme anterior, Danny Trejo se junta a várias outras caras famosas, apenas para atuar numa grande brincadeira, que sofre de altos e baixos.  

Não muito diferente do primeiro filme, a sequência homenageia todos os clichês que nós encontramos nos filmes de ação, mas tudo beirando ao caricato, para não dizer ridículo e puramente sem noção. Portanto se você presenciar um personagem que foi todo picado pelas hélices de um helicóptero e surgir novamente inteiro não se surpreenda. Para se gostar de um filme como esse é preciso desligar o cérebro e curtir o sangue que jorra como água, mulheres seminuas, onde há tanto as boas como as malvadinhas completamente loucas.

Machete Kills começa com o nosso herói trabalhando como agente de imigração nos EUA. Após uma má sucedida operação na fronteira do México, ele é convocado pelo próprio presidente americano (Charlie Sheen, hilário!) para uma missão. Machete terá que invadir o seu país natal para dar cabo de um terrorista que está de posse de um míssil e sua intenção é lança-lo sobre Washington.

A primeira metade do filme diverte bastante, onde Rodriguez acerta ao apresentar sequências de ação bem cartunescas e divertidas. Mas desse ponto até o fim, o roteiro se perde de vez e tudo acontece de maneira absurda demais. Talvez o maior pecado tenha sido homenagear outros gêneros da cultura pop (como Star Wars) que acabam não combinando com aquele universo que já era absurdo demais de se engolir.     

O erro de Rodriguez era ter abandonado o lado simples da trama. Bastava apenas usar a desgastada idéia de vingança que já estava de bom tamanho para o universo de Machete. Pelo visto, o lado simples que tanto dava certo para o cineasta trabalhar foi meio que esquecido.

Outra coisa que funcionou muito bem nos filmes anteriores (principalmente Sin City) é o super elenco de inúmeras caras conhecidas. Mas aqui, alguns têm uma participação tão pequena e ridícula, que fico me perguntando como tiveram a capacidade de querer participar do filme. Há quem diga que Rodriguez é um cineasta super amigável com os atores e convencê-los a trabalhar para ele é fácil. Mas a que preço?

Dando a entender que estava sendo planejado como uma trilogia, Machete Kills foi um fracasso de bilheteria nos EUA e fazendo com que o filme viesse para cá somente em DVD. Se alguns ficaram desapontados, outros com certeza ficaram aliviados, principalmente com o gancho apresentado no final do filme que é completamente sem pé nem cabeça. Pelo visto, a trama de um terceiro filme ficará somente no trailer falso.    


Leia também: MACHETE 
 

Me sigam no facebook e witter.

2 comentários:

LEO disse...

Puxa, q pena q esse filme tenha decepcionado.... eu gostei do 1º e esperava algo melhor desse 2º

mas não gosto de exageros em excesso (q "forcem" demais a barra)!!!

vou ver esse assim mesmo.... mas já perdi as esperanças q saia algo de bom!!!

Abs!

Marcelo Castro Moraes disse...

Para curtir mesmo Leo, é só não levar a sério em nenhum momento o filme.