Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cine Dica: Filmes B, Festival de Verão e Curtas nas Telas.

O cinema alternativo da capital gaucha tem tantas opções atualmente, que nem o próprio cinéfilo mais viciado que seja consegue dar conta do recado. Se por um lado é complicado acompanhar tudo, por outro é um prazer saber que há um cardápio tão diversificado e faz com que a gente não fique somente dependendo  do cinema convencional. Abaixo, deixo as principais dicas do que vai rolar na capital neste final de semana,


A VINGANÇA DOS FILMES B NA SALA P.F. GASTAL!

De 13 a 15 de dezembro a Sala P.F. Gastal (3° andar da Usina do Gasômetro) sedia a terceira edição da mostra A Vingança dos Filmes B. Concebida em 2011 para servir de vitrine para produções que flertam com o cinema de gênero, a mostra chega ao seu terceiro ano consecutivo se consolidando como um território destinado a divulgação e ao resgate de filmes independentes, produções de baixo orçamento e outros delírios fílmicos, buscando incentivar o público a dialogar com obras que dificilmente encontram espaço nas telas dos cinemas comerciais. Filmes repletos de horror, ação, anarquia, humor e demência, ocupando um mesmo espaço sem restrições quanto ao seu orçamento ou suporte de realização. 
O filme de abertura desta edição será o documentárioDesagradável, produção que retrata a conturbada trajetória da mítica banda carioca Gangrena Gasosa e sua explosiva mistura de macumba, irreverência e heavy metal. A banda criou o conceito de saravá metal lançando  álbuns agressivos e iconoclastas como Welcome to Terreiro (1993) e Smells Like Tenda Spirita (2000). O diretor paulista Fernando Rick estará presente na mostra para realizar um debate após a sessão.
 Fernando Rick tem se destacado entre os realizadores independentes paulistas, sendo também responsável pelo documentário “Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão”, pelo premiado curta “Ivan”, e pelo violento e polêmico “Coleção de Humanos Mortos”. 
Três longas-metragens presentes na mostra ajudam a fortalecer e ampliar as possibilidades de se realizar cinema de horror no Brasil, Mar Negro, de Rodrigo AragãoNervo Craniano Zero, de Paulo Biscaia e Zombio 2 - Chimarrão Zombies, dePetter Baiestorf
A sessão Shot or Die apresenta três produções realizadas com pouco, ou nenhum dinheiro, tendo como incentivo apenas a paixão pelo cinema. Obras com orçamento limitado e criatividade de sobra. 
A sessão Malditos Curtas reúne obras de diversos estados brasileiros, constituindo um mosaico representativo da atual produção de cinema de gênero no país. Jovens realizadores investindo em filmes de ação, horror, suspense e ficção científica, injetando sangue novo nas veias do cinema brasileiro. 
E por fim, a sessão Sala Especial é dedicada ao grupo de anárquicos comediantes capixabas da TV QUASE. Unidos por Gabriel Labanca (falecido prococemente aos 30 anos, em 2012) a trupe formada pelos dementes Daniel Furlan, Juliano Enrico, Raul Chequer e Klaus Berg, iniciou a mais de 10 anos o projeto de humor multimidia QUASE. O projeto que começou como uma revista em quadrinhos migrou para o Youtube, e agora começa a semear seu humor nonsense e sua insolência também na televisão aberta. A sessão exibirá além do curta Loja de Inconveniências:A Maldição do Caipora, diversos sketches e a homenagem Labanca Eterno.  E para melhor compreender o que é a QUASE, uma definição do próprio grupo: “Ilogia, delírios, blasfêmia, alucinações, inadequação afetiva, piru, negligência social, devaneio permanente, incoerência, travestismo, cocô, agressividade, mau humor e quadrinhos”.

Sejam bem vindos à Vingança dos Filmes B - Parte 3
Cristian Verardi, organizador.


Mais informações e horários das sessões, vocês conferem na pagina da sala clicando aqui. 

9º FESTIVAL DE VERÃO: 

Conhecido por trazer grandes atrações do cinema mundial para o Rio Grande do Sul em meados de março, a 9ª edição do Festival de Verão de Cinema Internacional terá pela primeira vez uma “pré-temporada”. Para não deixarmos passar em branco o ano de 2013, teremos uma mostra em formato de avant-première ainda em dezembro. Será um aperitivo para que o público saiba o que esperar dos filmes e convidados que estarão presentes no estado, no final do verão de 2014. 
O Festival produzido pela Panda Filmes terá esta avant-première entre os dias 13 e 19 de dezembro e conta com o patrocínio exclusivo do Banrisul. Esse pré-lançamento da 9ª edição ocorrerá em Porto Alegre na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mário Quintana e no Instituto NT. 
A abertura oficial, dia 13/12, sexta-feira, às 21h, exibirá O Rio Nos Pertence, que esteve presente no Festival de Rotterdam e recebeu prêmio de finalização. Dirigido por Ricardo Pretti, o longa-metragem faz parte da chamada “Operação Sônia Silk”, um projeto de três filmes realizados com baixo orçamento e produzidos juntos em janeiro de 2012. Estrelado por Leandra Leal, Mariana Ximenes e Jiddu Pinheiro, a produção cooperativa de O Rio Nos Pertence é uma das melhores notícias do novíssimo cinema brasileiro. 

CASA AFOGADA SEGUE EM EXIBIÇÃO NA 41ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS ACOMPANHANDO CULTUADO FILME CHINÊS 

O filme Casa Afogada, de Gilson Vargas, segue em exibição, pelo projeto Curta nas Telas, até 19 de dezembro de 2013. As exibições ocorrem na Sala 3 do GNC Moinhos, nas sessões das 18h50 e 21h35, acompanhando o longa-metragem Um Toque de Pecado (Tian Zhu Ding), de Jia Zhang-ke.
Vencedor de três Kikitos e quatro prêmios Assembléia Legislativa de Cinema do Festival de Gramado de 2012, Casa Afogada traz a luta de um homem, interpretado por Zé da Terreira, para manter sua casa construída sobre palafitas enquanto as águas se tornam revoltas. Com uma narrativa livre, apoiada em uma poesia visual singular, o filme de Gilson Vargas explora sensações distintas que intensificam a relação entre memória e sobrevivência na desgastante tarefa do personagem.  

CASA AFOGADA, de Gilson Vargas (Rio Grande do Sul, ficção, 14 minutos, 35mm, 2011). Censura livre.

Ficha Técnica – Roteiro e Direção: Gilson Vargas / Direção de Fotografia: Bruno Polidoro / Montagem: Vicente Moreno / Empresa produtora: Pata Negra / Elenco: Zé da Terreira.
  
 Sobre o Curta nas Telas

O projeto Curta nas Telas é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). Seu objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre. Em 40 edições foram exibidos 283 curtas de todo o Brasil.

Os doze curtas selecionados na 41ª edição estarão em exibição até 20 de maio de 2014.

Os próximos selecionados na 41ª edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:
DEPOIS DO ALMOÇO, de Rodrigo Diaz – 10 a 23 de janeiro de 2014, no Arcoiris Cinema.
FUNERAL À CIGANA, de Fernando Honesko – 24 de janeiro a 6 de fevereiro de 2014, no Cineflix.
5 HORAS RUMO NORTE, de Paula Sabbaga – 7 a 20 de fevereiro de 2014, no Cinemark.
UMA PRIMAVERA, de Gabriela Almeida – 21 de fevereiro a 6 de março de 2014, no Cinespaço Wallig.
PIOVE, IL FILM DE PIO, de Thiago Mendonça – 7 a 20 de março de 2014, na Cinemateca Paulo Amorim.
LINEAR, de Amir Admoni – 21 de março a 3 de abril de 2014, no Guion.
MEMÓRIAS EXTERNAS DE UMA MULHER SERRILHADA, de Eduardo Kishimoto – 4 a 17 de abril de 2014, no Espaço Itaú de Cinema.
CHAPA, de Thiago Ricarte – 18 de abril a 1º de maio de 2014, no GNC Moinhos.
A DESCOBERTA, de Ernesto Molinero –  2 a 15 de maio de 2014, no Cinemark.
DIA ESTRELADO, de Nara Normande – 16 a 29 de maio de 2014, no Cineflix.

Mais informações vocês conferem na pagina do Curta nas Telas clicando aqui. 


Me sigam no facebook e twitter. 

Nenhum comentário: