Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Cine Dica: PLATAFORMA # 03 – ESPECIAL NICOLAS PROVOST


A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, em parceria com as produtoras Tokyo Filmes e Livre Associação, apresenta dia 15 de outubro, às 20h45, na Sala P. F Gastal da Usina do Gasômetro, o Especial Nicolas Provost, dentro do projeto Sessão Plataforma, com reprise no sábado, 19 de outubro, às 17h. 
A programação especial apresenta dois títulos. No primeiro deles, The Invader, seu primeiro longa-metragem, Provost levanta um tema tão desgastadamente europeu: o estrangeiro, o outro. Aqui os contrastes óbvios do tema já esfolados pelo tempo se transformam em um estranho flerte. Cruamente, Provost nos joga em uma Bruxelas labiríntica e neon, onde a vingança irremediável do invasor e a culpa européia se misturam com uma identificação entre a distância e a diferença. Como a sequência de abertura já anuncia, um filme sobre aproximação hipnótica, paradoxal e amarga entre corpos de dois mundos tão distantes. Um filme sobre a ruína da culpa e do fetiche europeu. Sobre a atração trágica do africano por um mundo de exploração e revanchismo. Dois mundos fadados ao mesmo fracasso. 
Antecedendo o longa-metragem, será exibido Moving Stories, décimo quarto curta-metragem de Provost, que maximiza a sensação cinematográfica do espectador ao acompanhar uma simples jornada de um casal rumo ao desconhecido a 30.000 pés de altura.


THE INVADER
Direção: Nicolas Provost, 95min, BEL, 2011
- Horizons – 68th Venice Film Festival
- Bright Future - 41th Rotterdam Film Festival
- Discovery – 36th Toronto International Film Festival
- 59th San Sebastian International Film Festival
Exibição em bluray com legendas em português.

MOVING STORIES
Direção: Nicolas Provost, 7min, BEL, 2011
- 68th Venice Film Festival
- 41th Rotterdam Film Festival
- 34th Clermont Ferrand International Shortfilm Festival
- Sundance International Film Festival 2012
Exibição em bluray com legendas em português.

MAIS SOBRE NICOLAS PROVOST

O trabalho de Nicolas Provost reflete sobre a gramática cinematográfica, a condição humana inserida em nossa memória fílmica coletiva e na relação entre artes visuais e experência cinematográfica. Seus filmes provocam tanto reconhecimento quanto alienação e pescam nossas expectativas em um jogo de mistério e abstração. A partir de manipulações do tempo, códigos e formas, linguagens cinematográficas e narrativas são esculpidas em novas histórias. 
Em 2003, Nicolas Provost retornou à Bélgica, sua terra natal, depois de 10 anos morando na Noruega. Atualmente, Provost vive e trabalha em Nova Iorque. Suas exibições solo passaram por museus como The Seattle Art Museum, Musée d’art moderne et contemporain Strasbourg, France, Muziekgebouw Amsterdam, Tim Van Laere Gallery, Antwerp and Haunch of Venison London e Berlin. Seu trabalho já foi adquirido por grandes museus como Birmingham Museum, SMAK Gent e Royal Museum of Fine Arst Belgium. Seu trabalho também carrega uma longa lista de prêmios e exibições nos mais prestigiosos festivais entre eles Sundance Film Festival, Venice Film Festival, Berlinale, San Sebastian Film Festival e Locarno Film Festival. The Invader, primeiro longa-metragem e aclamado pela crítica, teve sua première mundial na competitiva do 68º Festival de Veneza em 2011.
 
MAIS SOBRE A SESSÃO PLATAFORMA

Realizada mensalmente na Sala P. F. Gastal a Sessão Plataforma exibe filmes de produção recente, de diferentes nacionalidades, com caráter predominantemente independente e sem distribuição comercial garantida no Brasil.
Com curadoria de Davi Pretto e Giovani Borba, e produção de Paola Wink, a Sessão Plataforma já exibiu Room 237, de Rodney Ascher e Bestiaire, de Denis Cote e tem confirmada, para os próximos meses, a exibição de outros importantes filmes que circularam nos principais festivais do mundo todo e que,  no Brasil, passaram apenas pela Mostra de Cinema de São Paulo ou pelo Festival do Rio. O próximo filme será  Leviathan, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel. A cada sessão, a Plataforma vai anunciar o filme seguinte da programação, em um trabalho que procura difundir um novo cinema e uma busca de realizadores com outros olhares, aproximando Porto Alegre do circuito de exibição do centro do país, do qual atualmente a capital gaúcha se vê ainda muito distante. A Sessão vai produzir conteúdo sobre os filmes e os realizadores, partilhando nas redes e no seu site, entre eles, vídeos com os realizadores, artigos e entrevistas.

SESSÃO PLATAFORMA # 03
ESPECIAL NICOLAS PROVOST
Dia 15 de Outubro às 20:45
Sala P. F. Gastal
Av. Pres. João Goulart, 551 – 3º andar
Fone 3289 8137
www.salapfgastal.blogspot.com
www.facebook.com/sessaoplataforma
www.plataformacinema.com
www.tokyofilmes.com
www.livreassociacao.com.br

Contato
Paola Wink
paolawt@gmail.com
51-8541.3204

Curadoria
Davi Pretto e Giovani Borba

Produção
Paola Wink

Realização
Tokyo Filmes, Livre Associação
e Coordenação de Cinema e Vídeo
da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre

Apoio

Cervejaria Rasen Bier


Me Sigam no Facebook e Twitter: 

Nenhum comentário: