Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cine Dica: Em Cartaz: OS SUSPEITOS (2013)


Sinopse: Em Boston um pai de família deve lidar com o desaparecimento de sua filha e de um amigo dela. Quando suspeita que o detetive encarregado das buscas já desistiu de procurar pelo culpado este pai desesperado começa a desconfiar de todas as pessoas ao redor. Fazendo sua própria investigação ele encontra o principal suspeito e decide sequestrá-lo.

A trama em si não trás nenhuma novidade para o  gênero policial/suspense,  mas é no seu desenvolvimento é que faz a diferença e o cineasta  Denis Villeneuve é que cria a verdadeira proeza. Consagrado no Canada pelo seu filme Incêndios, Villeneuve  poderia muito bem pegar o roteiro criado por Aeron Guzikowski e criar uma trama redonda, previsível, com começo, meio e fim. Mas em vez disso, ele não só se aprofunda gradualmente nas reações das pessoas com relação a perda de seus entes queridos, como também ele cria uma bela parceria com o fotografo Roger Deakins, onde ambos criam uma atmosfera sombria, pesada e que por vezes representa muito bem o estado de espirito dos personagens em cena.        
Comparado por alguns com o filme Sobre Meninos e Lobos, a trama nos apresenta duas famílias (aparentemente) felizes, mas que logo vêem suas vidas desmoronarem no momento que suas filhas desaparecem. A partir dai se tem inicio a duas tramas em uma: de um lado temos o pai de família Keller Dover (Hugh Hackman, espetacular), que não mede esforços para tentar encontrar sua filha, que para isso, sequestra e tortura o principal  suspeito, Alex Jones (Paul Dano). Do outro lado temos o detetive Loki (Jake Gyllenhaal, ótimo), que vai há fundo no universo dessa pequena cidade para encontrar as duas desaparecidas e acaba dando de encontro com segredos e horrores que alguns escondem daquele lugar. 
Em ambos os casos, a trama testa os nervos da dupla (e do espectador), ao ponto de se surpreenderem com eles mesmos. Embora sejam pessoas comuns, suas ações acabam sendo imprevisíveis e os resultados finais acabam levando eles para um caminho sem volta. Tanto Jackman como Gyllenhaal nos brindam com desempenhos que mais parecem os ultimo papeis de suas carreiras: se por um lado Jackman cada vez nos convence que pode se distanciar muito bem da sua imagem como Wolverine,  Gyllenhaal não tem que provar mais nada que é um dos melhores atores dessa nova safra da ultima década, pois com o seu loki, ele transmite que é uma pessoa que possui demônios interiores, no qual ele se enfrenta a todo momento e isso é muito bem representado pelo cacoete nos seus olhos nos momentos de tensão. 
Com um elenco primoroso que ainda inclui Viola Davis, Maria Bello, Terrence Howard e Melissa Leo, Os Suspeitos somente falha em alguns momentos onde ele se alonga mais que deveria, mas que felizmente tudo acaba sendo bem amarrado num ato final em que termina em aberto e fazendo com que a trama ainda continue nas mentes daqueles que assistiram. Não é um filme para todos, até mesmo para aqueles que buscam um bom suspense, mas que vão acabar encarando um filme diferente, que vai contra as suas expectativas e por isso só já é imperdível. 


Me Sigam no Facebook e Twitter:  

Nenhum comentário: