Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cine Dica: Curtas: “A Hora Do Cinema”: Inscrições abertas

I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”

REGULAMENTO

Curtas: “A Hora Do Cinema”

I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”

1-OBJETIVO

O Curtas: “A Hora Do Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, que tem curadoria de Antonio Francisco da Silva Junior, e produção da Oie - Marketing Sensorial e Propaganda, tem por objetivo incentivar e promover novos talentos na área cinematográfica e estimular o desenvolvimento e a produção audiovisual de cunho educativo e cultural, aberto a todos os Cineastas amadores, e possibilitando a criação, reflexão e difusão do cinema brasileiro “amador” com a participação da comunidade, roteiristas, cineastas e pesquisadores do audiovisual e da Educação.

2-LOCAL E DATA

O Curtas: “A Hora Do Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” será realizado no período de 10 a 12 de dezembro de 2013, das 13h e 30m às 16h e 30m, na Sala Multiuso (85 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos). Rua Sete de Setembro, n° 1028 - Praça da Alfândega, Setor Oeste - Santander Cultural – Centro, Porto Alegre/RS. 

3-PROPOSTA

O desafio do Curtas: “A Hora Do Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” é a produção de um Curta-Metragem brasileiro com no mínimo 10 (dez) minutos e no máximo 15 (quinze) minutos, incluindo os créditos.

4-COORDENAÇÃO DO FESTIVAL

O Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” é coordenado pelo Setor de Comunicação do Site A Hora Do Cinema, através de Antonio Francisco da Silva Junior, Marcos Henrique da Silva e com o acréscimo de Daiane Pinheiro Janner, Marcelo Castro Moraes e Marcelo Rodrigues.

5-TEMA

O tema do Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” será livre, porém o realizador terá que observar os seguintes critérios: Qualquer Gênero Ficcional (podendo ser animação) ou Documental com Classificação-etária de livre à no máximo 12 anos, não serão aceitos produções que não se enquadrarem nestes critérios.

6-CATEGORIA

Categoria amadora, ou seja, o Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” será destinado para os Cineastas brasileiros iniciantes, caso ocorra alguma inscrição indevida (Exemplo: Inscrição realizada por um Cineasta profissional) e com a devida comprovação do fato, o infrator sofrerá as devidas sanções, que se dará através da exclusão automática de tal inscrição. 

7-FORMATO

O Curta-Metragem deverá ser apresentado em DVD, no formato AVI ou WMV. É de livre escolha dos seus produtores, a técnica do vídeo apresentado.

8-SESSÕES EXPOSITIVAS

Entende-se como Sessão Expositiva a exibição dos 18 Curtas-Metragens selecionados após o período de inscrições, tais Curtas-Metragens serão selecionados, através da escolha dos integrantes do Setor de Comunicação do Site A Hora Do Cinema (Antonio Francisco da Silva Junior e Marcos Henrique da Silva), a estudante Universitária (Daiane Pinheiro Janner), o Diretor do Blog Cinema Cem Anos Luz (Marcelo Castro Moraes) e o Diretor do Blog Mais do Mesmo (Marcelo Rodrigues).
Estarão aptos os Curtas-Metragens brasileiros produzidos em, no mínimo 10 (dez) minutos e no máximo 15 (quinze) minutos, incluindo os créditos, qualquer Gênero Ficcional (podendo ser animação) ou Documental com Classificação-etária de livre à no máximo 12 anos. 
As Sessões Expositivas ocorrerão nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2013, das 13h e 30m às 16h e 30m. A exibição dos 18 filmes selecionados será em conformidade com a grade da Programação do Festival a ser divulgada no dia 10 de novembro de 2013 (data sujeita a prorrogação de 05 dias, conforme exigir a demanda), em nosso Site: www.ahoradocinema.com, em nosso Blog: ahoradocinema1.blogspot.com.br, no Blog: Mais do Mesmo, no Blog:  Cinema Cem Anos Luz e no programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA.

9-EXIGÊNCIAS

Serão aceitos curtas-metragens brasileiros captados em qualquer formato (celular, dv, mini-dv, película, câmera digital, Hi8, computação gráfica, etc.);
Os filmes/vídeos deverão ser inéditos e produzidos entre 2012 a 2013;
Os filmes/vídeos inscritos não poderão ter a coprodução de emissoras de TV. Também não serão permitidas cópias (parciais ou integrais) de vídeos da internet; 
Será aceito a inscrição de até 02 curtas por produtor/grupo, porém para a fase expositiva somente um curta do mesmo produtor/grupo irá participar. No caso da inscrição de 02 curtas do mesmo produtor/grupo, favor enviar apenas 01 filme/vídeo por DVD;
Não serão aceitos filmes promocionais, de cunho político-partidário, de caráter ofensivo, preconceituoso, racista ou com conteúdo sexual explícito.

10-INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 15 de setembro a 25 de outubro de 2013. 
Para a realização da inscrição você deverá pedir o envio da documentação necessária, através dos E-mails: contato@ahoradocinema.com ou ahoradocinema@live.com. Porém, ATENTE-SE! Para garantir sua vaga no Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” é necessário o envio (pelo Correio, até às 17h do dia 25 de outubro de 2013 “data de postagem”), dos seguintes materiais: 

Curta-Metragem em 02 DVDs (por garantia necessitamos que o Curta-Metragem, seja enviado com uma cópia) contendo o nome do filme na capa e na mídia; 
Cópia impressa, preenchida e assinada da Ficha de Inscrição;
Ficha técnica do Curta-Metragem (enviar por E-mail, porém deverá constar no DVD do Curta-Metragem que será enviado pelo correio);
*02 fotos em alta resolução, do Curta-Metragem (enviar somente por E-mail);
*Currículo resumido do Cineasta (enviar somente por E-mail);
Termo de cessão e autorização dos direitos autorais da obra, devidamente preenchido com letra de forma e assinado;
Cópia da Carteira de Identidade.

O candidato deverá enviar o filme (em DVD) acompanhado da documentação acima solicitado, para o seguinte Endereço:

A Hora Do Cinema, Rua Padre João Batista Réus, n° 50 – Vila Conceição, CEP: 91920-000 - Porto Alegre RS.
A/C de Antonio Francisco da Silva Junior.

11-SELEÇÃO

Todos os filmes inscritos para o Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” serão submetidos a uma seleção, pois ocorrerá somente a exibição de 18 Curtas-Metragens, entre 10 a 12 de dezembro de 2013. Tal escolha terá como critérios (além das exigências que já foram dispostas no decorrer deste regulamento), a qualidade artística da obra, para tanto com análise dos coordenadores do Festival. 
A divulgação dos selecionados e a programação do Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” será feita no dia 10 de novembro de 2013 (data sujeita a prorrogação de 05 dias, conforme exigir a demanda), em nosso Site: www.ahoradocinema.com, em nosso Blog: ahoradocinema1.blogspot.com.br, no Blog: Mais do Mesmo, no Blog:  Cinema Cem Anos Luz e no programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA.

12-CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

Os critérios de seleção, através da qualidade artística da obra serão:

a) Originalidade;
b) Criatividade;
c) Roteiro;
d) Qualidade e robustez da proposta;
e) Análise crítica por parte da equipe de avaliadores do Evento.

13-PREMIAÇÃO

A premiação consistirá na exibição dos 18 filmes selecionados, pelo período de 10 a 12 de dezembro de 2013, das 13h e 30m às 16h e 30m, na Sala Multiuso (85 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos). Rua Sete de Setembro, n° 1028 - Praça da Alfândega, Setor Oeste - Santander Cultural – Centro, Porto Alegre/RS.
A exibição dos 18 filmes selecionados será em conformidade com a grade da Programação do Festival a ser divulgada no dia 10 de novembro de 2013 (data sujeita a prorrogação de 05 dias, conforme exigir a demanda), em nosso Site: www.ahoradocinema.com, em nosso Blog: ahoradocinema1.blogspot.com.br, no Blog: Mais do Mesmo, no Blog:  Cinema Cem Anos Luz e no programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA.

14-ACERVO

Os realizadores que inscreverem seus vídeos/filmes no Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” estarão automaticamente cedendo e autorizando os direitos dos mesmos para incorporação e disposição do acervo do Festival, além da exibição e veiculação sem fins comerciais, na íntegra ou parcialmente, bem como o material de divulgação, sem que para isso seja efetuado qualquer pagamento, inclusive de direitos autorais.

15-DISPOSIÇÕES GERAIS

Nenhum material submetido ao Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” será devolvido ao candidato, sob hipótese alguma;
A Comissão do Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” fica autorizada a utilizar os trabalhos selecionados, de forma gratuita e por prazo indeterminado, podendo realizar a distribuição e a exibição da Obra em apreço no Brasil e no exterior, para fins institucionais e educacionais, sem fins lucrativos, inclusive nas próximas edições, a contar da data do recebimento da primeira cópia, de acordo com o contrato de cessão de direitos de distribuição institucional, parte integrante do termo de autorização;
É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) o conteúdo do(s) vídeo(s). O participante deverá declarar expressamente possuir todas as necessárias licenças, autorizações e direitos para utilizar toda e qualquer propriedade intelectual de terceiros, estando o Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, bem como a Coordenação do Festival isenta de qualquer responsabilidade;
Os trabalhos inscritos para este Festival poderão ser difundidos por emissoras de TV, caso ocorra acordo entre a organização do Festival, o dono da obra e alguma emissora; 
Os casos não previstos neste regulamento serão analisados pela Coordenação do Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, cujas decisões são soberanas;
A inscrição de 01 a 02 curtas neste Festival implica na aceitação de todo o regulamento, sem restrições. 

Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”

Produção e Realização: A Hora do Cinema 
Apoio: Editora Sextante, Fraiha Produções e Editora Ltda, Distribuidora Vitrine Filmes, Blog Mais do Mesmo, Blog Cinema Cem Anos Luz e programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA
Curadoria: Antonio Francisco da Silva Junior 
Produção: Oie - Marketing Sensorial e Propaganda
www.ahoradocinema.com

Porto Alegre: 
10, 11 e 12 de dezembro de 2013, das 13h e 30m às 16h e 30m (terça-feira, quarta-feira e quinta-feira) 
Sala Multiuso (85 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos). Rua Sete de Setembro, n° 1028 - Praça da Alfândega, Setor Oeste - Santander Cultural – Centro, Porto Alegre/RS. Telefone: (51) 3287.5718 - Contato: gvieira@prservicos.com.br
www.santandercultural.com.br
Administração Casa de Cinema de Porto Alegre Ltda. www.casacinepoa.com.br

Ingressos
Entrada franca

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Antonio Francisco da Silva Junior - (51) 96316707
                                          ahoradocinema@live.com / contato@ahoradocinema.com


Assessoria de Imprensa 
                        Marcos Henrique da Silva – +55  (51) 9424.7575 / +55 (51) 9302.0511   | skype: mhs.gs  marcos@ahoradocinema.com

Observação: Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” é parte integrante dos eventos comemorativos, ao aniversário de 03 anos do “A Hora Do Cinema”.

Realização
A Hora Do Cinema e Santander Cultura

Apoio
Editora Sextante, Fraiha Produções e Editora Ltda, Distribuidora Vitrine Filmes, Blog Mais do Mesmo, Blog Cinema Cem Anos Luz e programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA
Produção
Oie - Marketing Sensorial e Propaganda

FICHA DE INSCRIÇÃO COM TERMO DE CIÊNCIA:
(Nota: clique na imagem, para imprimir e preencher os seus dados).  

DECLARAÇÃO DE CESSÃO  DE DIREITOS AUTORAIS
(Nota: Clique na imagem, para imprimir e preencher os seus dados).

Me sigam no facebook e twitter.

2 comentários:

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Bacana.

http://ofalcaomaltes.com/

Marcelo Castro Moraes disse...

Puxa Antonio, tava pensando em vc ontem, pois afinal vc deu uma bela de uma sumida.