Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cine Especial: BATMAN: UM ÍCONE E VÁRIOS INTERPRETES


Não há como negar que a maior noticia dessa manhã de sexta-feira e que acabou se proliferando em inúmeras comunidades das redes sociais, foi o anuncio de que Bem Affleck será o novo Batman no cinema, no filme em que ele se encontrara com Superman (Henry Cavill). Bom, não é preciso ser adivinho que nessa altura do campeonato, vários fãs de todo o mundo estão indignados, pois todos acreditam que a Warner fez uma escolha errada. Na minha visão como critico, Affleck é um ótimo diretor, pois basta pegar Argo como um bom exemplo e até que ele teve um bom desempenho atuando no mesmo filme. Porém, Affleck carrega o fardo nas costas por possuir uma carreira de altos e baixos, sendo que o ápice da ruindade está justamente numa adaptação de HQ que ele atuou (Demolidor) e Profissão de Risco, onde atuou ao lado de sua ex Jennifer Lopes.
Contudo, eu acho que ainda é muito cedo para darmos um veredicto e quando a Warner decide uma coisa, não tem como fazer o estúdio mudar de idéia. Portanto, resta à gente esperar e ver o resultado final do filme que será lançado em 2015. Enquanto isso, é sempre bom (ou ruim), olharmos para traz e perceber como Batman teve inúmeros interpretes ao longo da historia, que é algo muito parecido com que aconteceu ao 007. Abaixo, segue a lista de interpretes que o homem morcego teve ao longo desses anos todos:

1. Lewis Wilson (1943)

O primeiro filme de Batman no cinema foi na verdade uma série dividida em 15 capítulos e produzida pela Columbia Pictures, em 1943. Para época, pode até ter convencido, mas a produção não sobreviveu ao teste do tempo e Wilson não tinha nada haver como Bruce Wayne.  


2. Robert Lowery (1949)

Se muita gente reclama da barriguinha de Adam West nos 60, é porque não conheceram Robert Lowery, quando interpretou o personagem em 49. Muito acima do peso, com um traje completamente ridículo e que faz até com que os vistos em Batman e Robin não sejam tão ruins.


3. Adam West (1966)

Para os mais saudosistas, o Batman definitivo. A série virou um fenômeno pop dos anos 60, que visto atualmente, sintetiza até mesmo o que rolava de moda, cultura e o ar mais inocente daquele período. Para os que preferem um Batman mais sombrio, a série pode ser vista como uma verdadeira piada, mas muitos fãs de hoje do personagem, conheceram ele através dessa série e a respeitam com muito carinho. 

Adam West, aliás, sempre defende aquela época em que ele atuou como Batman com unhas e dentes, chegando há se vestir como o personagem em eventos e até mesmo dublando ele próprio num episódio de Os Simpson.


4. Michael Keaton (1989)

Quando Tim Burton anunciou que Michael Keaton seria o Batman na produção de 89, choveram cartas indignadas que exigia que o cineasta escolhesse outro interprete. Burton por sua vez bateu o pé e manteve Keaton no papel, para o desespero dos fãs mais fanáticos. Visto atualmente, até que não é tão ruim, pois Keaton passou um ar de mais humanidade para o personagem, algo que jamais havia sido visto nas adaptações anteriores. Quem se lembra do lançamento da época, Batman: O Filme foi, não só um sucesso de bilheteria, como também um estouro em marketing, com as vendas de camisas, bonecos, figurinhas etc.   
Com um sucesso como esse, a Warner deu sinal verde para uma continuação e em 92 foi lançado Batman: O Retorno, que chega há ser tão bom quanto o anterior, principalmente pelo fato de Burton ter tido mais liberdade artística. Pena que o estúdio quis ir para outro caminho na adaptação de 95.


 6. Val Kilmer (1995)

Embora o filme seja uma continuação dos eventos das produções anteriores, aqui mudou tudo, começando pelo interprete. De todos os atores que atuaram como o homem morcego nestes últimos anos, Kilmer é o que tinha menos haver com o personagem: frio na interpretação, com cara que não ta nem ai para o que está fazendo e um verdadeiro garoto problema durante as filmagens, fazendo então o cineasta Joel Schumacher, que estava no comando na época, em escolher outro interprete para o próximo filme. Visto atualmente, até que não é tão ruim, se comparado ao pior que estava por vir é claro.


7. George Clooney (1997)

O ator certo no filme errado: talvez seja a melhor frase que define quando eu penso em Batman e Robin, pois Clooney tinha cara e porte para o personagem na época, mas Joel Schumacher surtou e o resultado, talvez  todos nos já conhecemos não é mesmo?


8. Christian Bale (2005)

Quem diria que aquele jovem talento que eu vi á vários anos atrás em o Império do Sol, seria o homem morcego, na versão pessoal e realista de Christopher Nolan, iniciada em 2005 em Batman: Begins e encerrada em Batman: O Cavaleiro das trevas Ressurge. Bale interpretou como ninguém, onde soube passar para nos, uma pessoa que fazia teatro perante as outras pessoas: o seu Bruce Wayne transmitia alguém que carregava o mundo nas costas, mas que sabia passar o ar de playboy descompromissado perante os cidadãos de Gothan. Já o seu Batman nem de longe lembra as outras versões que vimos no cinema, pois Bale fazia questão de usar uma voz grave e que se diferenciava e muito quando ele era Wayne.

Por fim, Bem Affleck vai ter que ralar para me convencer que ele será um Bruce Wayne/Batman convincente.

Leia mais sobre o Batman no cinema clicando aqui.


Me sigam no facebook e twitter.

3 comentários:

Fernanda Bender disse...

Uma amiga hoje me chamou no Skype e me passou um link... quando cliquei vi que era uma matéria sobre o novo Batman, com o ator Ben Affleck. Minha reação foi: bah, não gosto desse cara não... e ela: Nem eu, detestei a ideia...rsrsrs
Agora é esperar pra ver mesmo.

LEO disse...

Achei um erro estratégico terem escolhido um ator bastante impopular entre o público-alvo do batman....

particularmente até não tenho nada contra o Affleck (gostei do "Demolidor", "Argo", e a participação dele nos filmes do Kevin Smith e naquele onde ele interpreta o "Superman" da TV)!!!

mas escolherem ele pra batman, sabendo q o cara é criticado negativamente por 99% dos leitores de gibis, é querer criar polêmica sem necessidade mesmo!!!

Abs!

Marcelo C,M disse...

Pois e Fernanda,Leo e isso e só o começo.