Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Cine Dica: CONVITE: Pré-estreia A MEMÓRIA QUE ME CONTAM com a presença de Lucia Murat e Irene Ravache


O CineBancários realiza no próximo dia 13 de junho, às 18h30, a pré-estreia do novo longa-metragem da diretora Lucia Murat, A memória que me contam. Após a sessão, Lucia participa de um debate com o público, mediado pelo jornalista e crítico de cinema Marcelo Perrone, em companhia da atriz Irene Ravache, uma das protagonistas do filme.

18h30 - retirada de senhas
19h30 - exibição do filme

Uma das mais atuantes realizadoras do cinema brasileiro, Lucia Murat dirigiu filmes como Que bom te ver viva, Doces poderes, Brava gente brasileira, Quase dois irmãos e Uma longa viagem (vencedor de vários prêmios no Festival de Gramado de 2011, incluindo melhor filme). Neste novo título, a diretora volta a abordar um de seus temas preferenciais: a violência contra os militantes de esquerda durante a ditadura militar.

A memória que me contam é um drama irônico sobre utopias derrotadas, terrorismo, comportamento sexual e a construção de um mito. Narrado como um quebra-cabeça, numa sequência de emoções e sensações, o filme expõe as contradições de um grupo de amigos que resistiram à ditadura militar e que se reencontram na sala de um hospital por causa de Ana, uma antiga companheira que está morrendo. Ex-guerrilheira, ícone da esquerda, ela é o último elo desse grupo e aparece no filme apenas nas lembranças dos companheiros, como se nunca tivesse saído dos anos 60, jovem, linda e perigosamente frágil. A personagem, vivida pela atriz Simone Spoladore, é baseada em Vera Sílvia Magalhães, ex-guerrilheira e uma das responsáveis pelo sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick no Rio de Janeiro, em 1969. Considerada um mito pela esquerda brasileira, Vera faleceu em dezembro de 2007. Já Irene Ravache interpreta a personagem de uma cineasta, claramente inspirada em Lucia Murat, que antes de se dedicar ao cinema militou contra a ditadura militar, foi presa e torturada. Ainda no elenco, destaque para a presença do ator italiano Franco Nero, que se tornou conhecido como o protagonista do “western spaghetti” Django e recentemente foi visto também emDjango Livre, de Quentin Tarantino.

Após a sessão de pré-estreia no dia 13, A memória que me contam entra em cartaz no CineBancários a partir de 21 de junho, em três sessões diárias, às 15h, 17h e 19h.
A memória que me contam, de Lucia Murat. Brasil/Argentina/Chile, 2012, 100 minutos. Com Simone Spoladore, Irene Ravache, Clarisse Abujamra, Otávio Augusto e Franco Nero. Ficção.

CineBancários
(51) 34331204
Rua General Câmara, 424, Centro - POA
blog: cinebancarios.blogspot.com
site: cinebancarios.sindbancarios.org.br
facebook.com/cinebancarios

Twitter: @cine_bancarios


Me Sigam no Facebook e Twitter: