Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cine Dica: Curso de Ferias: Steven Spielberg

CURSO DE FÉRIAS

APRESENTAÇÃO

Steven Spielberg é um dos diretores mais (re)conhecidos do cinema mundial desde a metade dos anos 70 com o lançamento de Tubarão, que explodiu para o mundo e criou o conceito deblockbuster. O sucesso estrondoso daquele filme (que estava fadado ao fracasso) redesenhou uma nova Hollywood, que mudou sua forma de encarar o mercado, buscando uma aproximação com plateias mais jovens, distantes do cinema clássico que imperava até então.
Passados 40 anos da entrada de Spielberg no cenário do cinema mundial, o cineasta hoje é um dos mais bem sucedidos de todos os tempos, seja como diretor, seja como produtor.
Sem dúvida, uma das personalidades mais influentes da história do cinema, Steven Spielberg é, para muitos, o melhor diretor da atual Hollywood, e um dos mais ricos e poderosos cineastas do mundo. Spielberg possui inúmeros sucessos de bilheteria, e é aclamado pela crítica por seu trabalho como diretor, produtor e escritor. O grande Stanley Kubrick, que era amigo pessoal de Spielberg, sempre admirou e respeitou a capacidade de comunicação que os seus filmes exercem nas plateias. Hoje Steven Spielberg é o realizador que mais possui produções na lista dos "100 Melhores Filmes de Todos os Tempos", feita pelo American Film Institute (AFI), e é considerado por muitos, inclusive por críticos de renome, um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos.
OBJETIVOS
O curso O FANTÁSTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, ministrado por Robledo Milani, fará um panorama do sobre a obra do cineasta que mudou o rumo do cinema contemporâneo, cuja filmografia transita do fantástico ao drama, do filme histórico aos projetos infantis, da aventura à ficção científica.
.
METODOLOGIA
Aulas expositivas, com análise da filmografia, exibição de trechos de seus filmes e discussão das principais características estilísticas e temáticas da obra do cineasta.

MINISTRANTE
ROBLEDO MILANI
Crítico de cinema, publicitário e produtor de TV, com atuação em rádio, jornal, internet, revista e televisão. Sócio-proprietário da agência de comunicação Phosphoros Novas Ideias e editor do site “Papo de Cinema”, membro fundador da ACCIRS (Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) e integrante da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Já ministrou o curso "Marilyn Monroe - Mito Eterno", pela Cena UM.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O curso abordará o cineasta Steven Spielberg sob dois aspectos: a Fantasia e o Real.

1º Encontro 
SPIELBERG - FANTASIA

As origens familiares; os faturamentos astronômicos; o surgimento do conceito "blockbuster"; as sequencias e seu trabalho como produtor. As suas influências como cineasta; o papel dos efeitos especiais; os grandes personagens que criou; o encantamento que seus filmes provocam; o deslumbramento de suas criações; a importancia da imagem e os temas em comum. Os atores que lhe são fiéis (Harrison Ford, Tom Cruise, Richard Dreyfuss).
Tubarāo / Contatos Imediatos do Terceiro Grau / Os Caçadores da Arca Perdida / E.T. O Extraterrestre / Indiana Jones e o Templo da Perdiçāo / Indiana Jones e a Última Cruzada / Hook, A Volta do Capitāo Gancho / Jurassic Park / O Mundo Perdido / A.I. - Inteligência Artificial / Minority Report / Guerra dos Mundos / Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal / As Aventuras de Timtim.

2º Encontro
SPIELBERG - REAL
O cineasta reconhecido e aplaudido pela crítica; a conquista do Oscar; o respeito dos estudiosos do cinema. Spielberg deixa de ser influenciado e vira influência. A origem judaica e sua ligação com os excluídos - representados também pelos negros. Seus atores favoritos (Tom Hanks); a unidade temática em torno da Guerra; O despertar como cineasta novato; a experiência do fracasso (1941) e um pouco sobre o novo filme da vertente realista: Lincoln.
Encurralado / Louca Escapada / 1941 / A Cor Púrpura / Império do Sol / Além da Eternidade / A Lista de Schindler / Amistad / O Resgate do Soldado Ryan / Prenda-me se for Capaz / O Terminal / Munique / Cavalo de Guerra.


Curso “O FANTÁSTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG” - de Robledo Milani

Datas: 22 e 23 de Janeiro (terça e quarta)

Horário: 16h às 19h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico – P. Alegre / RS)
Investimento: R$ 70,00 (valor promocional de R$ 60,00 para as primeiras 10 inscrições)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: www.cinemacenaum.blogspot.com.br
Realização: Cena UM
Apoio: Santander Cultural
Parceiros de divulgação: E O Vídeo Levou / Papo de Cinema / Mundo Cult / Cult News.


Me  Sigam no Facebook e Twitter

Nenhum comentário: