Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cine Dica: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O IV FESTIVAL DE CINEMA DA FRONTEIRA


Evento acontecerá na cidade de Bagé, interior do Rio Grande do Sul, entre os dias 20 e 25 de novembro

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, previsto para acontecer de 20 a 25 de novembro de 2012 na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. A programação deste ano contará com duas mostras competitivas, uma regional e outra internacional, ambas de curtas-metragens. A seleção local envolverá produções das cidades de Bagé, Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Alegrete, São Borja, Itaqui, Uruguaiana, São Gabriel, Jaguarão e Livramento. Mais detalhes sobre o regulamento e sobre como se inscrever podem ser conferidos no site oficial do evento, no endereço http://www.festivaldafronteira.com/inscricoes/.

Território de intercâmbio cultural, onde se visualiza uma identidade própria, observada nos ritos, nos mitos, na fala, nas festas populares, nas expressões corporais e na religiosidade, a cidade de Bagé, na fronteira Brasil – Uruguai, é palco anual do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. O potencial econômico de um polo de cinema na região confirmou-se com a escolha da cidade como principal locação do longa-metragem O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim, promovendo uma movimentação econômica e turística sem precedentes na cidade. Em 2012 a Associação Pró-Santa Thereza assina a realização do evento ampliando e redimensionando as potencialidades do Festival.  
O Festival Internacional de Cinema da Fronteira destaca-se pelo forte caráter de formação do olhar e expressão audiovisual. Oficinas de cinema gratuitas são promovidas, ao longo do ano, pela Prefeitura Municipal de Bagé através do Programa Cinema da Fronteira e Projetos de Extensão das instituições de ensino apoiadoras, como a UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) e o IFSul (Instituto Federal Sul-rio-grandense), fomentando, assim, a produção para a Mostra Competitiva Regional do Festival. No ano de 2012 o Festival congrega dois eventos acadêmicos dentro de sua programação: a I Jornada de Estudos de Cinema realizada pela UNIPAMPA e o Seminário Internacional de Cultura Visual promovido pelo IFSul, fomentando assim a formação acadêmica voltada para o cinema.
Pode-se dizer com isso que o Festival de Cinema da Fronteira é o ponto de conjunção dos trabalhos realizados nas oficinas de formação cinematográfica e dos projetos pedagógicos das instituições de ensino. É o momento em que os realizadores locais e demais apreciadores do cinema têm a oportunidade de compartilhar experiências com realizadores de outras regiões do país e estrangeiros, além de entrar em contato com a produção latino-americana e lusófona, ampliando assim o horizonte da linguagem audiovisual. No entanto, o caráter de formação do Festival abrange não apenas a formação do olhar audiovisual e a reflexão sobre o tema, mas também a própria forma de fazer um festival de cinema ao envolver a comunidade no processo de construção e organização do evento. Esse caráter experimental é a tônica do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, um organismo vivo em processo contínuo de transformação.
Festival Internacional de Cinema da Fronteira
         Desde 2009 artistas, ativistas e amantes da sétima arte se encontram em Bagé, cidade do interior do Rio Grande do Sul e próxima à fronteira com o Uruguai. Nos dois primeiros anos foram realizadas mostras não competitivas de curtas-metragens, com o apoio da prefeitura municipal e de realizadores independentes. Desde 2011, no entanto, o evento se tornou maior e mais ousado, com duas mostras competitivas, uma regional e outra internacional. Todas as atividades são gratuitas e possuem uma proposta de incontestável relevância para toda a região Sul do país. O Festival Internacional de Cinema da Fronteira é uma promoção da Prefeitura Municipal de Bagé – Secretaria Municipal de Cultura, com produção da Primeiro Corte Produções. O apoio é da Unipampa, Ifsul, Urcamp e Cabanha da Maya.

SERVIÇO:
Inscrições abertas
IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira
De 20 a 25 de novembro de 2012
Bagé – Rio Grande do Sul – Brasil


ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Adriano Cescani e Robledo Milani
Phosphoros Novas Ideias
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
(51) 3012.6810 – (51) 8184.1561


Me  Sigam no Facebook e Twitter

Nenhum comentário: