Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cine Especial: MARTIN SCORSESE – CINEMA, FÉ & VIOLÊNCIA: Parte 2


Nos dias 05 e 06 de Maio, estarei participando do curso “MARTIN SCORSESE – CINEMA, FÉ & VIOLÊNCIA”, que será realizado no Museu da Comunicação, criado pelo CENA UM e ministrado pelo critico de cinema, Rodrigo Fonseca. E enquanto a atividade não acontece, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esse diretor, que deu sangue novo ao cinema americano nos anos 70 e ainda hoje.

OS BONS COMPANHEIROS 

Sinopse: Henry Hill (Ray Liotta) conta a sua história de garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começando sua "carreira" aos 11 anos e se tornando protegido de James "Jimmy" Conway (Robert De Niro), um mafioso em ascensão. Tratado como filho por mais de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba se casando com Karen Hill (Loraine Bracco), sua amante. Impossibilitado de ser totalmente "adotado" pela "família", o jovem ambicioso conquista prestígio, se envolve com o tráfico de drogas, prática grandes roubos e ganha muito dinheiro, mas os agentes federais estavam na sua cola e o seu destino pode mudar a qualquer momento.

Descrição tragicômica, as vezes caricatural, da vida dos pistoleiros que vivem na margem da industria do crime organizado pela máfia. Baseado no livro, do roteirista Nicholas Pileggi, é notável a seqüência ininterrupta, em que o gangster entra no restaurante-boate Copacabana, pela cozinha, acompanhado pela noiva. Rodado em Nova York, onde Scorsese nasceu e cresceu. Pesci ganhou o Oscar de ator coadjuvante, num tipo de personagem que ele voltaria fazer de uma maneira parecida em Cassino.                  

Curiosidade: O nome original de Os Bons Companheiros seria "Wiseguy", seguindo o título do livro, mas os produtores acharam melhor trocar para não confundir com o filme O Homem da Máfia (1987), cujo título original era exatamente "Wiseguy".


A COR DO DINHEIRO

Sinopse: Eddie Felson (Paul Newman), um ex-campeão de sinuca, encontra em um bar Vincent (Tom Cruise), um jovem que promete ter uma grande carreira no taco. Assim, Eddie decide lhe ensinar tudo o que sabe sobre sinuca, mas a amizade entre os dois se torna uma verdadeira guerra quando uma bela mulher (Mary Elizabeth Mastrantonio) surge.
  
Continuação de The Hustler - A Vida É um Jogo, onde Paul Neman fazia o mesmo papel do jogador de bilhar "Fast" Eddie Felson e pelo qual foi indicado a um Oscar. Não está no mesmo patamar das obras-primas de Scorsese: tem alguns problemas de ritmo e, deixando de lado a atuação excepcional de Newman, não tem um protagonista carismático e/ou repulsivo como seus melhores trabalhos. No entanto, seduz o espectador com uma imprevisibilidade rara - o roteiro do escritor Richard Price foge dos clichês admiravelmente e ainda tem a ousadia de terminar em aberto - o que, para um filme sem pretensões de tornar-se o primeiro capítulo de uma série é uma temeridade comercial sem tamanho.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

2 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Nossa, lendo sua crítica é que me dei conta de que ainda não assisti esses dois clássicos do cinema moderno.

Marcelo Castro Moraes disse...

Então corre atras do prejuízo meu amigo.