Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CINE ESPECIAL: ALFRED HITCHCOCK: Parte 9

Nos dias 16 a 19 de novembro, estarei participando do curso, criado pelo CENA UM, intitulado “A OBRA DE ALFRED HITCHCOCK”, no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS). Enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme desse diretor, que não é somente o mestre do suspense, mas um dos melhores diretores de todos os tempos.

NO  LUGAR ERRADO E NA HORA ERRADA

PACTO SINISTRO
Sinopse: Guy Haines (Farley Granger), um tenista profissional, tem a oportunidade de conhecer Bruno Antony (Robert Walker), um rico perdulário, em um trem. Tendo lido tudo sobre Guy, Bruno está sabendo que o jogador de tênis tem um casamento infeliz com Miriam (Kasey Rogers) e foi visto na companhia de Anne Morton (Ruth Roman), a filha de um senador. Inoportunamente, Bruno revela para Guy que sempre odiou seu pai. Guy escuta Bruno discursar sobre a teoria da "troca de assassinatos". Supondo que Bruno matasse Miriam e Guy, em troca, assassinasse o pai de Bruno, não haveria conexão entre os assassinos e suas vítimas e no momento das mortes os interessados teriam álibis que os deixariam livres de qualquer suspeita. Ao chegar no seu destino Guy se despede de Bruno, sem pensar mais na teoria homicida dele, que considerou uma piada. Mas Bruno em sua loucura entendeu que havia um pacto entre eles. Em pouco tempo Miriam é estrangulada e agora Bruno quer que Guy mate seu pai e cumpra sua parte no acordo.


Suspense de 1951 sobre um pacto de um crime que acabou servindo de base para inúmeras imitações (como Por Favor, Jogue a Mamãe do Trem). Hitchcock em grande forma oferece a seu publico suspense de alta qualidade, valorizado pela ótima fotografia em preto e branco do seu colaborador habitual Robert Burks. A filha do diretor, Patrícia, tem um papel pequeno, mas importante


Curiosidades: O diretor Alfred Hitchcock aparece logo aos 5 minutos do filme Pacto Sinistro, embarcando no trem com um contrabaixo. A cena onde um homem anda sobre o carrossel não foi feita com truques de fotografia. De acordo com o diretor Alfred Hitchcock, esta foi a cena mais perigosa já filmada por ele e que não permitiria que ela fosse realizada novamente.


O HOMEM QUE SABIA DEMAIS
Sinopse: Durante suas férias no Marrocos, Ben McKenna (James Stewart), um médico, e sua família se envolvem acidentalmente em uma trama internacional de assassinato, quando um moribundo fala ao ouvido de Ben algumas palavras. Para impedi-lo de denunciar a trama à polícia, os conspiradores resolvem então seqüestrar seu filho.
O mestre do suspense refilma um dos seus primeiros filmes e cria algo melhor. Refilmagem da versão inglesa de 1934, aqui com ótimos desempenhos de Stewart e Doris. O musico Bernard Herrmann, autor de várias trilhas dos filmes de Hitchcock, Orson Welles e Brian De Palma, aparece como regente da clássica seqüencia do concerto em Londres. Oscar de melhor canção: "Que será, será" de Jay Livingston e Ray Evans, enorme sucesso na época nas rádios

Curiosidades: Em suas clássicas aparições, o diretor Alfred Hitchcock surge em O Homem que sabia demais de costas para a câmera vendo acrobatas em um mercado marroquino, pouco antes do assassinato. A sequência do Albert Hall dura 12 minutos e não possui uma única palavra de diálogo.


INTRIGA INTERNACIONAL

Sinopse: Um inocente executivo de publicidade, Roger Thornhill, confundido com um agente chamado George Kaplan, é perseguido através dos Estados Unidos por agentes de uma misteriosa organização, que acreditam que ele esteja interferindo com o roubo de um microfilme secreto.
Cary Grant se mete no lugar errado e na hora errada neste clássico filme de espionagem de Hitchcock. Considerado por muitos críticos como um dos melhores filmes do diretor, pelo ritmo envolvente e pelo elenco impecável. Seqüências eletrizantes como o ataque do avião contra o herói no deserto e a caçada humana entre as célebres estátuas de quatro presidentes dos EUA, no monte Rushmore (Dacota do Sul). Roteiro primoroso de Ernest Lehman (que também escreveu o ultimo filme de Hitchcock, (Trama Macabra) e musica de Bernard Herrman.

Curiosidades: As cenas do ataque do pequeno avião a Thornhill/Kaplan em campo aberto, foram copiadas, desta vez usando um helicóptero, no filme Moscou contra 007, o segundo da série dos filmes de James Bond. As cenas da perseguição final e clímax do filme, no Monte Rushmore, estão entre as mais clássicas dos filmes de Hitchcock e do cinema.


Me Sigam no Facebook e Twitter

2 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

PACTO SINISTRO e INTRIGA INTERNACIONAL são grandes, realmente grandes!
Maravilha!

O Falcão Maltês

Marcelo Castro Moraes disse...

Valeu Antonio. E neste momento estou na contagem regressiva para o curso de amanhã.