Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cine Curiosidades: DE TUDO UM POUCO

Sempre prometo deixar esse blog atualizado, mas sempre acontece uma coisa ou outra para isso não ficar 100% certo. Essa semana tive problemas com o computador, fui resolver uns problemas em casa e assim foi a semana. Contudo, posso dizer o que rolou comigo e no mundo do cinema resumidamente.

O Cinema da Adeus a...

Lena Nyman
Curiosamente fui somente conhecer recentemente essa atriz quando assisti Sonata de Outono de Ingmar Bergman onde ela era bem jovem fazendo um pequeno, mas impactante papel de uma jovem com problemas de saúde e filha da personagem problemática Ingrid Bergman. A artista, que estreou no cinema aos 11 anos, interpretou papéis principais em mais de 50 filmes e peças suecas. Ganhou fama internacional ao protagonizar Jag är nyfiken (1967), filme dirigido por Vilgot Sjöman que foi vetado nos Estados Unidos. O longa combinava crítica social com cenas de sexo e nudez, que contribuíram para dar à Suécia, nos anos 1960, a imagem de um país com liberdade sexual.

Maria Schneider
Os cinéfilos brasileiros ouviam de tudo sobre essa atriz que escandalizou o mundo com cenas tórridas de sexo ao lado do mestre Marlon Brando em O Ultimo Tango Em Paris, filme que, devido a nojenta ditadura militar, só foi liberado por aqui somente 1979. Maria fez outros filmes como Profissão: Repórter (1975), de Michelangelo Antonioni, no qual contracenou com Jack Nicholson.Com uma carreira discreta nas décadas seguintes, teve como últimos trabalhos Os Atores (2000), de Bertrand Blier, e Cliente (2008), de Josiane Balasko.

O que esperar do Oscar?
Ainda acho que não existe exatamente um franco favorito para o próximo Oscar e se muitos consideraram a Rede Social como franco favorito, a coisa desandou de vez quando o ótimo O Discurso do Rei recebeu o SAG (Sindicato de Atores dos Estados Unidos) um dos principais termômetros do Oscar. Por outro lado, o Sindicato dos roteiristas deu o premio de melhor roteiro original para Christopher Nolan aumentando suas chances no Oscar. Isso seria uma forma é claro de mostrar como os roteiristas (e muitos cinefilos) ficaram muito descontentes do fato de Nolan não estar concorrendo na categoria de melhor diretor.   
Por isso, ainda acho que tudo pode acontecer no próximo Oscar, vamos ver.

Momento de confissão:
Com estréia do filme Deixe-me Entrar, refilmagem do filme Cult Sueco, decidi então que era a hora de procurar esse filme e finalmente ve-lo. Lembro-me bem que como queria assisti-lo, mas na época da estréia, o filme topou de frente com os vampiros brilhantes ao sol, o filme Lua Nova, e com isso, os cinemas deram mais espaço aquele filme, em vez de uma obra estrangeira que levava o tema do vampirismo mais a serio e com isso, deu para contar nos dedos quais as salas o filme tava paassando e ficou muito pouco tempo em cartaz. Pesquisando pela internet e locadoras, percebi que por algum motivo ainda que desconheça a produção ainda não havia chegado às locadoras e não estava sendo exibido em nenhuma cinemateca. Então que fazer?
Decidi fazer uma coisa que nunca fiz na vida que era baixar filme pela internet, algo que sempre fui contra, pois a pirataria é ainda um dos maiores venenos que existe atualmente para o cinema, mas não existia outro meio para assistir a esse filme, então cai na tentação.
Não estou dizendo que é certo o que eu fiz, só acho que as distribuidoras brasileiras tem que se tocar que quanto mais atrasa um filme para estrear no cinema ou ele nunca estar disponível a venda ou nas locadoras, muitos cinéfilos de carteirinha como eu, irão cair nessa tentação, daí vão reclamar do que? A culpa é de vocês que não deixam os filmes disponíveis em termos legais ou ficam se amarrando. Prova da Morte e Deixa-a ela Entrar dão o recado.

Estréias de peso:
Estreou nesse neste final de semana Cisne Negro e O Vencedor, filmes de grande porte e favoritos para o próximo Oscar. Fui assistir ontem o primeiro e devo confessar que é uma experiência fantástica. Natalie Portman brilha do começo ao fim em um papel difícil que não é qualquer uma que possa fazer e se não levar a estatueta esse ano, os membros da academia vão sofrer com inúmeras criticas meses a fio. Só acho uma pena a distribuidora brasileira ter demorado tanto para exibir esse filme, tanto que já estava sendo baixado pela internet, mas obras como essa tem que ser vistas na tela grande. Outra mancada da distribuidora daqui.

O que esperar daqui nos próximos dias?
Minhas férias estão acabando e com isso voltarei ao meu serviço habitual, ao mesmo tempo tentarei de todas as formas postar mais matérias por aqui, como o especial o melhor de 2001 a 2010. Aguardem minhas criticas de Cisne Negro e O Vencedor. Esqueci de algo? Talvez sim, mas ninguém é infalível.



Um comentário:

ANTONIO NAHUD disse...

Realmente, Marcelo, a atuação de Natalie Portman é brilhante. Fiquei impressionado.

www.ofalcaomaltes.blogspot.com