Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 65 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cine Curiosidades: Oscar 2010

Dia 7 de Março está chegando e com esse dia a maior festa do cinema que é o Oscar. Adorado por muitos mas odiado por alguns, Oscar sempre carregou um ar de expectativa mas ao mesmo tempo de controversias, afinal agente fica torcendo para aquele tal filme mas quando não leva nada agente fica com aquele gosto ruim na boca, mas no final das contas prêmios não querem dizer muita coisa, o maior prêmio mesmo é o reconhecimento que as vezes o filme ganha ao longo do tempo, Blade Runner é um bom exemplo.
De qualquer maneira para aqueles que são cinefilos de carteirinha que nem eu com serteza ira ficar vidrado na telinha dia 07 e por isso estou aqui para lançar um especial a cada dia contando um pouco sobre curiosidades que o Oscar possui ao longo dos anos, confiram:

 
BEN HUR (1959), TITANIC (1997) E SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI, cada um levou 11 Oscars para casa se tornando os maiores vencedores da academia. 

O EXORCISTA foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme, acabou levando o de melhor som e melhor roteiro adaptado

O personagem Victor Corleone, protagonista dos dois primeiros filmes do PODEROSO CHEFÃO foi o unico personagem a dar Oscar a dois atores diferentes (No primeiro filme Marlon Brando levou o Oscar de melhor ator enquanto no segundo filme Robert De Niro levou o Oscar de melhor  ator coadjuvante  interpretando o jovem Victor).


Devido a fantastica maquiagem da transformação do  homem para lobisozmem,  UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES foi responsavel pela academia em criar a categoria de melhor maquiagem para assim receber o trofeu.

Katharine Hepburn foi a atriz que mais ganhou na historia do Oscar, quatro no total por:
1933 - Melhor Atriz Principal por Manhã de Glória

1968 - Melhor Atriz Principal por Adivinhe Quem Vem Para Jantar
1969 - Melhor Atriz Principal por O Leão no Inverno
1982 - Melhor Atriz Principal por Num Lago Dourado

Apesar de ter se tornado um diretor mundialmente conhecido por fazer inumeros filmes de faroeste, John Ford jamais levou um Oscar de melhor diretor por esse gênero e sim por outros:
Oscar de direção por O delator em 1935
Oscar de direção por As Vinhas da Ira  em 1940
Oscar de direção por Como Era Verde o Meu Vale em 1941
Oscar de direção por Depois do Vendaval em 1952


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cine Animação: Cowboy Bebop - O Filme

ANIMAÇÃO JAPONESA QUE NÃO DEVE NADA EM QUESTÕES DE QUALIDADE DE ANIMAÇÃO E CONTEUDO
sinopse:
Em pleno ano de 2071 Spike e seus companheiros ciganos do Esquadrão Bebop estão passeando pela cidade de Tóquio, até que Faye presencia um ataque bioterrorista, que mata cerca de 500 pessoas. Em busca de maiores informações sobre os responsáveis pelo ataque, o governo local oferece uma alta recompensa a qualquer informação entregue. O Esquadrão Bebop se interessa pela oferta e passa a usar suas táticas para encontrar o culpado pelo ataque.
Otimo filme de animação japonesa com: persoangens carismáticos, direção estilosa (estilo Matrix) e cenas de ação espetaculares que não deve em nada em um filme com atores em carne e osso. E tudo embalada numa trama complexa e envolvente. Mas o melhor do filme é a trilha sonora de Yoko Anno, bacana ao ponto de querer comprar a trilha sonora . Só não chega ser uma obra prima porque a trama não explica alguns aspectos da historia, como a colônia marciana lembrar uma cidade do Séc. XX,  Na realidade, o filme é um grande  episódio "com qualidade de cinema" da série de TV, daí o fato de que esses elementos já tenham sido explorados anteriormente na serie. Mas nada que comprometa aqueles que forem conhecer agora essa incrivel animação. 
 
curiosidades:
Baseado na série de TV Esquadrão Bebop
Os eventos mostrados em Cowboy Bebop - O Filme ocorrem entre os episódios 22 e 23 da série de TV.
O título completo do filme nos Estados Unidos inicialmente seria "Cowboy Bebop: Knockin' on Heaven's Door", porém devido à disputa por direitos autorais da música "Knockin' on Heaven's Door", de Bob Dylan, a Columbia TriStar decide por alterar o título do filme para "Cowboy Bebop: The Movie".

Cine Dicas: Lançamentos em DVD

Por fim o RS voltou ter um refresco nesta quarta feira depois de muito calor nesses ultimos dias e para comemorar nada melhor do que curtir duas boas dicas em DVD que estão chegando nas prateleiras das locadoras, confiram:  


O Desinformante
Sinopse:
Mark Whitacre está em rápida ascensão na gigante da agroindústria onde trabalha. Quando descobre que a multinacional participa de um esquema de formação de cartel, decide reportar para o FBI. O executivo acredita que, com isso, será promovido e transformado em um herói da população. Mas o FBI precisa de provas, e Mark se transforma em agente infiltrado. Seus relatos, no entanto, estão sempre mudando, e torna-se impossível distinguir o que é real do que é produto de sua fértil imaginação. Baseado na história real do executivo de mais alto cargo a se tornar informante nos EUA.
Critica: Em Breve


Curiosidades:
O Desinformante' é baseado no livro homônimo do jornalista do New York Times Kurt Eichenwald


CODIGO DE CONDULTA 
Sinopse:
Clyde (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha sua esposa e filha serem assassinadas. Um dos culpados ganha liberdade graças a um acordo feito com o ambicioso promotor Nick (Jamie Foxx). Anos depois o assassino é encontrado morto e Clyde é preso mesmo sem provas contra ele. Seu unico objetivo, é denunciar o corrupto sistema judicial nem que para isso tenha que matar um a um, todos os envolvidos. Mas, se Clyde já está na cadeia, como o promotor poderá impedi-lo se ele está sempre um passo a frente de todos?
Critica: Em breve
Curiosidades:
Frank Darabont ('O Nevoeiro') dirige e Kurt Wimmer ('Thomas Crown: A Arte do Crime') é responsável pelo roteiro.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cine Animação: PAPRIKA

BELA ANIMAÇÃO QUE FAZ UMA VIAJEM NA CABEÇA DO SER HUMANO
sinopse:
Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela �detetive de sonhos�, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.
O diretor Kon Satoshi (cujo seus filmes são ineditos no territorio brasileiro) cria aqui uma verdadeira viajem em mundos de sonhos e pesadelos nos quais existe no conciente de cada ser humano. Com momentos de surealismo a lá Salvador Dali e cenas fortes e arrebatadoras, a trama precisa de muita atenção, mesmo sendo uma animação e a trama não é para qualquer cabeça e requer mente aberta para tentar compreender mas não deixa de ser inesquecivel ao assistir esse filme com uma das mais belas imagens que animação japonesa pode proporcionar desde os tempos de AKIRA.   

curiosidades:
 Os atendentes de bar do site oficial do filme foram dublados pelo diretor Satoshi Kon e por Yasutaka Tsutsui, autor do livro o qual o filme é baseado. - Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007.

Cine Dicas: Lançamentos em DVD

E para aqueles que não irão ao cinema e não tem nenhum programa para ir, dou duas dicas imperdiveis para assistir sossegado em casa, confiram:

(500) Dias Com Ela
FABULA ROMANTICA MODERNA QUE MOSTRA UM POUCO DA NOSSA REALIDADE SOBRE O AMOR NÃO CORRESPONDIDO

sinopse:
Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) está em uma reunião com seu chefe, Vance (Clark Gregg), quando ele apresenta sua nova assistente, Summer Finn (Zooey Deschanel). Tom logo fica impressionado com sua beleza, o que faz com que tente, nas duas semanas seguintes, realizar algum tipo de contato. Sua grande chance surge quando seu melhor amigo o convida a ir em um karaokê, onde os colegas de trabalho costumam ir. Lá Tom encontra Summer. Eles também cantam e conversam sobre o amor, dando início a um relacionamento.
O diretor Marc Webb cria o que as vezes parece impossivel, criar uma historia original e com um final inesperado num gênero como a comédia romantica tão desgastada. O que ele faz aqui é o mais puro e simples retrato dos relacionamentos amorosos atuais, das pessoas como eu e voce, cada vez mais se perguntando o que nos realmente queremos perante um mundo cujo o qual o conto de fadas cada vez mais é um palido sonho distante. Os protagonistas se conhecem, ficam, mas a algo mais sério? Pelo menos uma das partes não está interessada, unicamente porque não acredita no amor verdadeiro e prefere ficar sozinha, um puro e simples reflexo da sociedade atual cada vez mais individual e que adia cada vez mais um compromisso mais duradouro. Zooey Deschanel (O Assassinato de Jesse James) e Joseph Gordon-Levitt (Vigaristas) são o casal perfeito na trama mas é o diretor Marc Webb que faz do seu filme algo unico. Com uma montagem que faz o espectador acompanhar inumeras fases do relacionamento durante os 500 dias, a historia volta e vai no tempo, algo digno de nota. Como sabe fazer relacionamentos amorosos dos jovens atuais como ninguem não é atoa que o diretor esta mais do que cotado para ser o novo diretor do reeinicio do Homem Aranha no cinema, é eperar pra ver.     


VIGARISTAS
OS PERIGOS E ATRAPALHADAS QUE DOIS IRMÃOS SE METEM FAZENDO SUAS MALANDRAGENS EM UMA TRAMA SIMPATICA 

sinopse:
Os irmãos Bloom (Adrien Brody) e Stephen (Mark Ruffalo) aperfeiçoaram seus golpes ao longo de anos de trabalho. Entretanto Bloom está cansado e procura por um golpe que permita que se aposente. É quando conhece Penelope (Rachel Weisz), uma solteira entediada de Nova Jersey que é também herdeira de uma fortuna. Bloom e Penelope logo se envolvem, o que faz com que ela entre para o bando dos irmãos. O trio e ainda Bang Bang (Rinko Kinkuchi), uma sexy japonesa perita em explosivos, parte para a Grécia. Convencida de que vive a aventura de sua vida, Penelope oferece aos demais o financiamento de um negócio milionário.
Como Roubar um milhão de dólares, Golpe de Mestre e 11 Homens e um segredo, são filmes sobre larápios que tenta sempre se dar bem conseguindo algum dinheiro através de roubos aliados com uma trama de muito bom humor. Neste filme não é diferente, os irmãos sempre criam situações que até mesmo o espectador não sabe quando é verdade ou mentira para eles se darem bem, por hora as vezes engenhoso e por hora previsível até mesmo no clímax da trama. Contudo o filme vale pelas ótimas perfomasses de cada um dos atores em especial Adrien Brody provando que o Oscar ganho em O Pianista não foi em vão, Rachel Weisz esta bem como sempre, contudo é atriz Rinko Kinkuchi que aqui cria um personagem inigmatica (a bang bang) que entra muda e (quase) sai calada.
 
Curiosidades:
Para se preparar para a personagem Rachel Weisz aprendeu a tocar piano, acordeon, violino e banjo;
A personagem Bang Bang fala apenas três palavras em todo o filme, descartando as cenas de karaokê;

Cine Dicas: Estreias no final de semana

E ai gente, como estão? Fiquei ausente aqui, devido as idas e vindas do carnaval e também fiquei ocupado com o acumulo de serviço mas deixei o blog morrer? Nem pensar.
Assim como semana passada, os cinemas colocam na frente novos filmes que estão indicados ao Oscar, como o Mensageiro e Um Olhar no Paraiso, esse ultimo vocês terão minha opinião em breve. Confiram as estreias:

UM OLHAR DO PARAISO
sinopse:
6 de dezembro de 1973. Norristown, Pensilvania, subúrbio da Filadélfia. Susie Salmon (Saoirse Ronan) está voltando para casa quando é abordada por George Harvey (Stanley Tucci), um vizinho que mora sozinho. Ele a convence a entrar em um retiro, por ele construído. Lá dentro, George estupra Susie, a esfaqueia e posteriormente desmembra seu corpo. A única parte de seu corpo encontrada é o cotovelo, que George deixa cair de sua bolsa ao retornar para casa. Os pais de Susie, Jack (Mark Wahlberg) e Abigail (Rachel Weisz), inicialmente não aceitam a morte da filha, mas precisam aceitar a situação quando o pedaço do corpo dela é encontrado. Em meio às investigações, a polícia conversa com George mas não o coloca entre os suspeitos. Jack e Lindsey (Rose McIver), a irmã de Susie, desconfiam de George e passam a atormentar sua vida. Paralelamente, Jack é consumido pela culpa de não ter conseguido proteger a filha. Toda esta situação é observada por Susie, que agora está no paraíso. Lá ela precisa lidar com o sentimento de vingança que nutre em relação a George e a vontade de ajudar sua família a superar o trauma de sua morte.


O MENSAGEIRO
Sinopse:
O filme segue dois oficiais (Ben Foster e Woody Harrelson) confrontados com a tarefa nada agradável de notificar os entes queridos dos soldados caídos. Os dois homens formam um improvável vínculo que é ameaçado quando um dos oficiais se sente atraído por uma jovem viúva (Samantha Morton), desencadeando um dilema ético que se desenvolve de forma comovente e surpreendente.


Mother - A Busca Pela Verdade
 Sinopse
Hye-ja é a mãe solteira de Do-joon, de 27 anos de idade. Seu filho é a razão de sua vida. Apesar de um adulto, Do-joon é ingênuo e dependente de sua mãe, e às vezes comporta-se de maneira estúpida ou simplesmente perigosa. Ele é uma fonte constante de ansiedade para todos. Um dia, uma jovem garota é encontrada morta em um prédio abandonado e Do-joon é acusado de seu assassinato. Um advogado ineficiente e uma força policial apática fecham o caso de Do-joon muito rapidamente e inspiram sua mãe a agir por conta própria. Convocando todos os seus instintos maternais e não confiando em ninguém, ela parte em busca do verdadeiro assassino para provar a inocência do filho.


O Que Resta do Tempo
Sinopse

Versão ficcional de quatro episódios que marcaram a família do diretor desde 1948. Inspirado pelos diários de seu pai, combatente da resistência palestina, e pelas cartas de sua mãe aos familiares expatriados, ele reconstitui o cotidiano dos chamados árabes-israelenses a partir do momento em que escolheram permanecer em sua terra natal e passaram a viver como minoria. Memórias íntimas que se confundem com a história coletiva de um país em desaparecimento.
 
 
IDAS E VINDAS NO AMOR 
Sinopse:
 'Idas e Vindas do Amor' nos traz um elenco de astros e estrelas vivendo as histórias de um grupo de habitantes de Los Angeles com pouco em comum, cujas vidas se cruzam, em meio a romances e corações partidos, durante um Dia dos Namorados. Casais e solteiros vivenciam os altos e baixos de encontrar, manter ou terminar relacionamentos no dia do amor.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Cine DIcas: Estreias no final de semana

Chegamos finalmente ao feriadão de Carnaval e inumeras cidades ficaram desertas pois todos irão ou para a praia, ou para o interior, ou então para as outras cidades para assistir os desfiles. Contudo nem todos (como eu por exemplo) irão desfrutar de um feriadão e com isso muitas pessoas podem sim permanecerem em suas cidades daí o que fazer??
Com certeza ir para um bom cinema e curtir um bom filme e boas opções é que não faltam com filmes bem diversificados chegando em nossas salas como os elogiados Fita Branca e Preciosa.


Confiram as dicas e desejo a todos um bom feriadão.
Preciosa - Uma História de Esperança
sinopse:
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.


Fita Branca
sinopse:
Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável, e aos poucos desvela a perturbadora verdade.


Mother - A Busca Pela Verdade (Madeo)
Sinopse
Hye-ja é a mãe solteira de Do-joon, de 27 anos de idade. Seu filho é a razão de sua vida. Apesar de um adulto, Do-joon é ingênuo e dependente de sua mãe, e às vezes comporta-se de maneira estúpida ou simplesmente perigosa. Ele é uma fonte constante de ansiedade para todos. Um dia, uma jovem garota é encontrada morta em um prédio abandonado e Do-joon é acusado de seu assassinato. Um advogado ineficiente e uma força policial apática fecham o caso de Do-joon muito rapidamente e inspiram sua mãe a agir por conta própria. Convocando todos os seus instintos maternais e não confiando em ninguém, ela parte em busca do verdadeiro assassino para provar a inocência do filho.



LOBISOMEM
Sinopse:
Assim como no clássico original de 1941, estrelado por Lon Chaney Jr., esta refilmagem também é ambientada na Inglaterra Vitoriana. Na história, Del Toro faz o papel de Lawrence Talbot, um homem que retorna da América para sua terra ancestral e no caminho é mordido por um lobisomem. Talbot começa sua assustadora transformação sob a lua cheia.


Ninja Assassino
Sinopse:
'Ninja Assassino' mostra a história de Raizo (Rain), um dos assassinos mais mortais do mundo. Tirado das ruas ainda criança, ele se transforma em um matador treinado pelo Clã Ozunu, uma sociedade secreta cuja existência é considerada um mito. Mas assombrado pela lembrança da execução de seu amigo pelo Clã, Raizo se revolta e... desaparece. Agora, ele espera, preparando para executar sua vingança.
Em Berlim, a agente da Europol Mika Coretti (Naomie Harris) encontra por acaso uma trilha de dinheiro ligando diversos assassinatos de políticos a uma rede do submundo de caçadores de recompensa do Oriente. Contrariando as ordens de seu superior, Ryan Maslow (Ben Miles), Mika descobre em arquivos da agência secreta a verdade por trás dos assassinatos. Sua investigação faz com que ela se torne um alvo, e o Clã Ozunu envia um time de matadores, liderado pelo letal Takeshi (Rick Yune), para silenciá-la para sempre. Raizo salva Mika dos inimigos, mas ele sabe que o clã não descansará até que ambos sejam eliminados. Agora, envolvidos em um jogo mortal de gato e rato pelas ruas da Europa, Raizo e Mika precisam confiar um no outro se quiserem sobreviver... e finalmente desmantelar o evasivo Clã Ozunu.


Percy Jackson: O Ladrão de Raios


Sinopse:
Um menino descobre ser descendente um de deus grego e parte em uma aventura para determinar o final de uma batalha entre os deuses.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cine Clássicos Faroeste: MATAR OU MORRER

UM DOS PRIMEIROS FILMES A MOSTRAR UMA TRAMA EM TEMPO REAL
Sinopse:
Na hora de seu casamento xerfe recebe noticia de que o bandido que mandou para a cadeia (e jurou mata-lo) saiu da prisão e deve chegar no trem do meio dia. Faroeste antológico, feito em tempo real. Sua duração corresponde ao tempo efetivo em quea ação se desenrola. Por isso, o filme mostra várias vezes os relógios, intensificando o suspense a medida que os ponteiros avançam para o meio dia. Oscar de melhor ator para Gary Cooper, montagem, trilha sonora e canção.
Claro que depois desse filme houve vários outros filmes que imitaram aos montes e talves o aluno mais recente de todos esses seguidores seja mesmo 24 horas em que toda a série passa em tempo real.
Por fim toda a historia tem um começo, portanto toda a trama de tempo real que agente assiste hoje em dia começou com esse grande clássico do cinema que soube também explorar o lado piscicologico dos persongens e principalmente do protagonista que em determinado momento da trama tem medo de morrer em sua derradeira e ultima luta contra os bandidos, algo raro naquela época.  

Curiosidades:
O ator Lee Van Cleef não tem um único diálogo durante todo o filme.
A cidade mostrada em Matar ou Morrer chama-se Hadleyville. Apesar de em nenhum momento do filme o nome da cidade ser dito, ele é bem visível na estação de trem mostrada no filme.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cine Dicas: Lançamentos em DVD

Aqui estou gente, meio que sem tempo para postar aqui minhas matérias sobre os filmes, semana passada foi o intenso calor que me deixou quebrado e não tinha cabeça para fazer as coisas, o calor amenisou mas ando sem tempo devido ao meu outro emprego. Mas sempre surge uma brecha e quando surge uma brecha aproveito e volto por aqui. Para começar lanço aqui as principais estreias em DVD nestá semana:


DISTRITO 9

Dirigido pelo estreante Neill Blomkamp (com Peter Jackson como produtor), filme mistura ficção com realidade para fazer uma critica contra os países dominantes que tratam com desumanidade o terceiro mundo
Sinopse:
A humanidade esperava por um ataque hostil ou por gigantes avanços tecnológicos, nada disso veio. Os alienígenas chegam à Terra como refugiados e se instalam em uma área da África do Sul, o Distrito 9, enquanto os humanos decidem o que fazer com eles. A Multi-National United (MNU) é uma empresa contratada para controlar os alienígenas e mantê-los em campos de concentração e deseja receber imensos lucros para fabricar armas que tenham como "matéria-prima" as defesas naturais dos extraterrestres. Mas a MNU falha na tentativa de fabricação das armas e descobre que para que elas sejam ativadas, o DNA dos aliens é necessário. O tensão entre humanos e aliens aumenta quando Wikus van der Merwe espalha um misterioso vírus que modifica o DNA das criaturas impedindo a poderosa MNU de colocar em prática seus planos de exploração sobre as criaturas de outro planeta. Então o homem que se torna o mais procurado do mundo, tem que fugir, e sem casa e sem amigos, só tem um lugar onde se esconder: Distrito 9.
É curioso como certos filmes que gastam milhões e milhões de dólares em termos de orçamento somente para criar um filme para entreter (e que as vezes nem diverti) e que simplesmente não transmite nenhuma mensagem e algo que faça pensar e que torna a produção esquecível quando se sai da sala de cinema.
Agora o que acontece quando um dos mais poderosos produtores atualmente decide pegar um de seus discípulos para a direção e criar uma historia que mescla realidade e ficção e que cria algo original com um orçamento bem modesto? A resposta é “Distrito 9” que com certeza irá figurar para muitos como um dos melhores filmes do ano.
Com apenas 30 milhões de dólares no bolso Neill Blomkamp criou uma trama apartir de um curta metragem que fez algum tempo, e com ele criou-se esse longa metragem em que mostra os seres humanos como dominantes e os alienígenas como parte do terceiro mundo, diferente de tudo que já vimos no gênero mas que ao mesmo tempo é um retrato da realidade atual e do passado. Pode-se muito bem enxergar nos extraterrestres uma representação das minorias que ao longo dos séculos foram massacradas pelas classes dominantes, referencias ao holocausto (do distrito 9 os aliens iriam para o distrito 10, nada mais é que um campo de concentração), faz também uma critica a desastrosa política que foi de Bush, e isso sem contar que podemos enxergar em Distrito 9, um pequeno manifesto contra as condições miseráveis em que vive boa parte da população do Terceiro Mundo, ver os aliens procurando comida pelo lixo e serem explorados pelas gangues da favela é uma clara referencia que nos vemos todos os dias nos telejornais e outros meios de comunicação.
E isso tudo é apresentado no primeiro ato da trama em forma de documentário (algo explorado recentemente em filmes como REC) e que curiosamente numa forma realista sem precedentes. Os alienígenas se movimentando em meio ao lixão da favela com os humanos é digna de nota, isso sem contar a espaçonave que fica parada sobre a cidade, nunca tinha visto uma nave tão real e tão assustadora quando aparece de cima.
E é nesta primeira parte que nos é apresentado o personagem Wikus Van De Merwe, (Sharlto Copley) um burocrata a serviço do governo para colocar pra fora os alienígenas mas que graças a ironia do destino, o personagem irá aprender na pele o que os ETs sentem apartir do inicio do segundo ato, e é ai que não faltam referências a filmes como Robocop e principalmente A Mosca (em uma cena idêntica), alias, devo reconhecer que ator Merwe, Sharlto Copley faz um ótimo trabalho na trama, de um personagem chato, ambicioso e convencido para um personagem complexo, trágico e cheio de camadas a serem descobertas e com isso o publico acaba simpatizando com ele e reconhecido como mocinho no terceiro ato da trama.
E é no terceiro ato que os efeitos correm soltos mas usados para o melhoramento da trama e ao mesmo tempo para uma diversão de primeira. Se muitas pessoas andavam reclamando que não se fazem mais filmes de ficção violentos ao estilo Robocop então fiquem atentos para o terceiro ato que é sangue e corpos estourando a todo momento e (porque não) uma referencia a Aliens o Resgate.
Com um final que fecha a trama mas deixa um gancho para uma possível continuação, Distrito 9 foi um sopro de vida para esse gênero que andava meio esquecido nos cinemas mas que provou que historias boas não faltam a serem contadas, seja com um orçamento generoso ou modesto, o que importa é uma boa historia para o publico assistir e sair do cinema com o filme ainda na cabeça para se fazer então uma boa reflexão.

 
Tá Chovendo Hambúrguer

Sinopse:
Flint Lockwood (Bill Hader) é um jovem cientista que sonha criar algo que faça com que seja reconhecido pela população de Boca Grande, uma pequena ilha no Atlântico. Um dia ele consegue descobrir uma forma de transformar água em comida, só que precisa de bastante eletricidade para colocá-la em funcionamento. Ao tentar usar a energia da geradora local, ele perde o controle da invenção e ela ruma para o céu. Para piorar, a confusão que ele cria destroi um parque de diversões, o grande trunfo do prefeito Shelbourne (Bruce Campbell) para melhorar a economia local. Flint acredita ter perdido a máquina, mas repentinamente começa a chover hambúrgueres em toda a cidade. Com o apoio de Sam Sparks (Anna Farris), uma estagiária de jornalismo que foi enviada à ilha para ser a nova "garota do tempo", Flint logo vira uma celebridade local.

BESOURO

Sinopse:
O besouro é um inseto que, por suas características, não deveria voar, mas voa.
E Besouro também é o nome do maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da Física, desafia ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão. Um mito, um super-herói.
O filme Besouro, que conta a sua história, é um épico em que fantasia e registro histórico se misturam no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano dos anos 20.
Inspirado em fatos reais, Besouro será um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem sobre este personagem real que se tornou lenda. Queremos que ele seja, para a capoeira, o que filmes chineses contemporâneos como Herói e O Tigre e o Dragão são para as artes marciais orientais: um espetáculo de aventura, onde a paixão, o misticismo e a emoção têm papel central.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cine Dicas: Estreias no final de semana

E ai gente, pois é, estou ausente aqui nestes ultimos dias, o caso que definitivamente não tive tempo de fazer inumeras matérias que eu gosto de fazer por aqui e nesta semana, não só eu mas todos nos gauchos daqui enfrentamos um dos maiores temperaturas da historia, beirando mais de 40º graus. Não foi facil para ninguem nos ultimos dias, cançasso, stress, tontura e muitas coisas senti e que acabou me impedindo de eu fazer minhas matérias por aqui, isso fora os problemas que essa alta temperatura causa como a falta dagua e luz, agora hoje de manhã sofri com a lentidão do trem por falta de energia. Felizmente ontem choveu na capital aqui por alguns minutos e deu uma refrescada, eu peguei essa chuva e nem me importei de cantar a famosa canção do filme "Cantando na Chuva" hehehehhe.
Mas hoje estou mais disposto depois da recarga que a chuva me deu ontem, portanto solto inumeras dicas de cinema para a pessoa que tiver coragem de sair de casa para curtir um otimo filme, mas se for sair vá num cinema com um otimo ar condicionado para que tenha um bom divertimento. Confiram:


GUERRA AO TERROR
Quase um ano depois de ser lançado (injustamente) direto em DVD, filme ganha reconhecimento, prêmios (9 indicações, incluindo melhor filme ao Oscar 2010) e ganha reconhecimento merecido perante ao publico.
Sinopse:
Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Conheça a dura realidade destes soldados e descubra que, ao contrário do que todos eles pensam, a luta jamais terminará.
Kathryn Bigelow (caçadores de emoção) cria aqui talvez um dos melhores retratos do que rola no Iraque atualmente e mostra que no final das contas toda guerra é realmente uma droga. Com isso, pessoas comuns que são jogadas a esse matadouro são obrigadas a viver neste dia a dia que talvez seja o seu ultimo Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, estão ótimos em cada um dos seus papeis mas é Jeremy Renner (Terra Fria) que se sobressai. No inicio até não gostamos muito dele, porque se mostra uma pessoa com pouca simpatia e falta de companheirismo mas aos poucos acaba por se dar bem com os seus companheiros e talvez seja o único elo que faz não entrar na loucura total em sua volta, uma indicação ao Oscar de melhor ator não cairia mal.
No final das contas a mensagem do filme lembra também outro ótimo filme de Guerra Soldado Anônima, que no final das contas mesmo com a guerra terminada o soldado sempre estará lá, mesmo no fundo da sua mente, no caso do protagonista aqui ele já está lá, e não tem como mais voltar a ter uma vida normal ou talvez nem queira, pois não sabe fazer nada, a não ser isso, o que acaba se tornando parte da guerra.
Com as prêmiações e nove indicações ao Oscar (incluindo melhor filme) a distribuidora Imagem corrige o erro grave que cometeu, de ter lançado o filme diretamente em DVD meses atraz e finalmente lança esse grande filme para ser apreciado aonde ele deve ser. Curiosamente o filme tem o mesmo numero de indicações do colossal sucesso Avatar, quem ganha essa parada?? Só dia 07 de março iremos saber. 


Não, minha filha, você não irá dançar
sinopse:
Após a separação de Nigel, Lena tenta seguir a vida com seus dois filhos, Anton e Augustine. Deixa Paris e segue para a Bretanha, interior da França. Ao chegar na casa de sua infância, reencontra os pais, a irmã casada e acompanhada dos filhos, e o irmão irônico Gulven. Sua mãe, uma mulher autoritária, convida Nigel, ex-marido de Lena, na tentativa de reconciliar o casal. Lena, que foi para o campo tentar reconstruir sua vida, terá agora que lidar e enfrentar o controle de sua família.

.


ACONTECEU EM WOODSTOCK
Sinopse:
Em 1969, quando o hotel dos pais de Elliot Tiber (Demetri Martin) é ameaçado de despejo, ele oferece o local para promover um show de rock e arrecadar dinheiro, sem imaginar que se trata do Festival de Woodstock.


Premonição 4
Sinopse:
Nick e seus amigos vão assistir a uma corrida de carros, quando um deles a quase 300 km/h bate e explode na platéia, causando a morte de dezenas de pessoas. Nick percebe que isso foi uma de suas premonições e terá que fazer de tudo para salvar sua vida. Afinal, a morte já foi enganada três vezes e agora ela não dará trégua, será mais brutal do que nunca!



O Fantástico Sr. Raposo
Sinopse:
O Sr. Raposo e a Dona Raposa levam uma vida idílica com seu filho Ash e o jovem sobrinho que se hospeda na casa deles, Kristofferson. Mas, após 12 anos de uma vida doméstica tranquila, a existência bucólica se torna um fardo para os instintos selvagens do sr. Raposo. Logo ele retoma os antigos hábitos de ladrão de galinhas, e não apenas coloca em risco a segurança de sua família como também ameaça toda a comunidade animal.


Onde Vivem os Monstros
Sinopse:
O clássico livro de Maurice Sendak, 'Onde Vivem os Monstros', chega às telas do cinema em um conto para todas as gerações, com direção do inovador cineasta Spike Jonze. Onde Vivem os Monstros segue as aventuras de Max, um garoto travesso que é mandado de castigo para seu quarto depois de desobedecer a mãe. Porém, a imaginação de Max está livre para voar, e logo o transporta para um reino desconhecido. Encantado, Max parte para a terra dos Monstros Selvagens, onde as travessuras são lei, e Max é o rei.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Cine Curiosidades: Indicados ao Oscar 2010

Talvez um dos anos mais equilibrados. Tanto AVATAT como Guerra ao Terror ganharam nove indicações cada, incluindo melhor filme. A pergunta que não quer calar é: Quais a academia irá favorecer??
Somente dia 7 de março saberemos a resposta> Confiram a lista de indicados.


Melhor filme

“Avatar”
“The Blind Sinde”
“Distrito 9″
“Educação”
“Guerra ao Teror”
“Bastados Ingflórios”
“Preciosa”
“Um Homem Sério”
“Up – Altas Aventuras”
“Amor Sem Escalas”


Melhor diretor
James Cameron, “Avatar”
Kathryn Bigelow, “Guerra ao Terror”
Quentin Tarantino, “Bastardos Inglórios”
Lee Daniels, “Preciosa”
Jason Reitman, “Amor Sem Escalas”



Melhor ator
Jeff Bridges, “Crazy Heart”
George Clooney, “Amor Sem Escalas”
Colin Firth, “A Single Man”
Morgan Freeman, “Invictus”
Jeremy Rennet, “Guerra ao Terror”


Melhor atriz
Sandra Bullock, “The Blind Side”
Helen Mirren, “The Last Station”
Carey Mulligan, “Educação”
Gabourey Sidibe, “Preciosa”
Meryl Streep, “Julie & Julia”



Melhor ator coadjuvante
Matt Damon, “Invictus”
Woody Harrelson, “The Messenger”
Christopher Plummer, “The Last Station”
Stanley Tucci, “Um Olhar do Paraíso”
Christoph Waltz, “Bastardos Inglórios”



Melhor atriz coadjuvante
Penelope Cruz, “Nine”
Vera Farmiga, “Amor Sem Escalas”
Maggi, “Crazy Heart”
Anna Kendrick, “Amor Sem Escalas”
Mo’Nique, “Preciosa”



Melhor animação
“O Fantástico Sr. Raposo”
“Coraline e o Mundo Secreto”
“Up – Altas Aventuras”
“A Princesa e o Sapo”
“The Secret of Kells”



Melhor roteiro original
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“The Messenger”
“Um Homem Sério”
“Up – Altas Aventuras”



Melhor roteiro adaptado
“Distrito 9″
“Educação”
“In the Loop”
“Preciosa”
“Amor Sem Escalas”



Melhor filme estrangeiro
“Teta Assustada”, Peru
“A Fita Branca”, Alemanha
“O Profeta”, França
“Ajami”, Israel
“O Segredo de Seus Olhos”, Argentina



Melhor direção de arte
“Avatar”
“O Imaginário do Dr. Parnassus”
“Nine”
“Sherlock Holmes”
“A Jovem Victoria”


Melhor fotografia
“Avatar”
“Harry Potter e o Enigma do Príncipe”
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“A Fita Branca”



Melhor figurino
“Brilho de uma Paixão”
“Coco Antes de Chanel”
“O Imaginário do Dr. Parnassus”
“Nine”
“A Jovem Victoria”



Melhor edição
“Avatar”
“Distrito 9″
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“Preciosa”



Melhor maquiagem
“Il Divo”
“Star Trek”
“A Jovem Victoria”




Melhor trilha sonora
“Avatar”
“O Fantástico Sr. Raposo”
“Guerra ao Terror”
“Sherlock Holmes”
“Up – Altas Aventuras”



Melhor canção original
“A Princesa e o Sapo”, com “Almost There”
“A Princesa e o Sapo”, com “Down in New Orleans”
“Paris 36″, com “Loin de Paname”
“Nine”, com “Take It All”
“Crazy Heart”, com “The Weary Kind”



Melhor documentário de longa-metragem
“Burma VJ”
“The Cove”
“Food, Inc”
“The Most Dangerous Man in America”
“Which Way Home”



Melhor documentário de curta-metragem
“China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province”
“The Last Campaign of Governor Booth Dardner”
“Music by Prudence”
“Rabbit à la Berlin”

Cine Dicas: Lançamentos em DVD

Cara, aqui no RS está fritando de calor, fazia tempo que o estado não sentia uma onda de calor tão forte e que acaba gerando um tremendo desanimo e desconforto. Mas tentamos ser fortes e seguimos em frente, se tiver um dinheiro amais compre um sorvete, tome bastante agua e curta as dicas de lançamento em DVD a seguir.


Bastardos Inglórios
Indicato a 8 Oscar (Incluindo melhor filme) filme de
Tarantino homenageia o cinema e usa como arma para eliminar nazistas
Sinopse:
Na França ocupada pela Alemanha, a jovem Shosanna Dreyfus testemunha a execução de toda sua família pelo coronel nazista Hans Landa. A moça consegue escapar e viaja para Paris, com a forjada identidade de dona de um cinema. Enquanto isso, um grupo de soldados americanos de origem judaica são enviados para a França, na missão suicida de matar os soldados de Hitler. Liderados pelo tenente Aldo Raine - - vivido por Brad Pitt - - eles são conhecidos pelo inimigo como The Basterds e recebem ajuda da atriz alemã e espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark, que pretende derrubar os líderes do Terceiro Reich. O caminho deles irá se cruzar com o de Shosanna, que planeja sua vingança sozinha.
O cinema em si, é uma ferramenta de entretenimento no qual o espectador se senta para assistir todos os tipos de gêneros, desde a comédia como também o mais puro drama, e também serve para nos identificarmos com o protagonista e torcemos por ele. Determinadas historias que são apresentadas na tela geralmente faz com que o espectador pare e se esqueça da dura realidade do que é e do que foi e pelo menos por duas horas se esquece do mundo real que existe lá fora. Talvez tenha sido esse o pensamento de Quentin Tarantino quando fez esse ótimo filme, sobre um grupo de judeus disposto a qualquer preço em eliminar o maximo possível de nazistas durante a guerra. Os judeus do cinema sempre foram retratados como as maiores vitimas dos vilões nazistas, sempre retratando o que realmente aconteceu logicamente durante a segunda guerra, mas Tarantino deve ter parado e pensado assim “que se dane o passado e a realidade de como ela foi, que eles vão a forra agora”. Se na realidade não foi bem assim, na ficção esse povo e o publico em geral pode muito bem se sentar e curtir na boa o que eles mais guardam no fundo do seu peito, porque quem não gostaria de ver numa trama um bando de nazistas safados se dando mau?´ Pelo menos Tarantino nos proporciona isso de uma maneira única, divertida e chocante.
Misturando elementos dos seus filmes com outros do gênero como, Rastros do Ódio, Doze Condenados, Tarantino cria uma trama de vingança de duas frentes no qual ambas tem um único objetivo e que ambos os lados se cruzam num único lugar em um clímax de proporções avassaladoras.Claro que antes do ato final não faltam as características do diretor em fazer um filme e que estão todas lá, diálogos afiados, referencias ao mundo pop. Humor negro e etc, e não importa se a trama se passa na segunda guerra mundial, isso para o diretor é um mero detalhe e portanto não impede de suas características sejam bem aproveitadas em outra época. O curioso é tema que o diretor anda fazendo muito nos seus últimos filmes que é a vingança e suas conseqüências, isso começou em Kill Bill, que se naquela saga isso foi retratado na historia pela personagem da noiva, aqui é bem retratado pela personagem Shosanna Dreyfus (Melanie Laurent). E por falar nos personagens como uma boa historia não poderia faltar também um ótimo elenco. Brad Pitt é o laço que leva o publico em geral a embarcar nesta aventura mas são o resto do elenco que roubam a atenção do publico.
Chistoph Valtz (Palma de ouro de melhor ator no festival de Cannes) é com certeza o melhor vilão do ano até aqui. Carismático, violento e divertido, o ator faz do seu personagem Coronel Hans Lnada o típico personagem que o espectador não sabe se o ama ou odeia, completamente imprevisível e com palavras afiadas de tal forma que o espectador se encolhe a toda vez que ele aparece em cena, com certeza entra para a lista dos melhores personagens tarantinescos.
E como não poderia deixar de ser, Tarantino presta como sempre uma bela homenagem ao cinema, como por exemplo o típico “filme dentro do filme” e como eu disse La em cima que o cinema nos serve para nos apreciarmos diversos gêneros e situações melhores do que a nossa realidade, aqui o diretor simplesmente usa o próprio cinema da trama como arma para fazer o que todos no fundo gostariam de ver, mas de tal forma que as imagens ficaram sendo lembradas por muito tempo de tão corajosas que foram porque nem sempre realidade e ficção se crusam bem mas o diretor soube fazer bem o bolo com a sua receita. É o Tarantino em sua melhor forma e com certeza em sua maior obra prima, que alias são palavras finais saídas da boca do personagem de Brad Pitt mas que são as palavras do próprio diretor falando com relação ao seu filme. Pretensioso para alguns mas a mais pura verdade dita para outros, os fãs não tem o que discordar.


LUNAR
Em sua estreia como diretor, Duncan Jones cria um filme com uma produção simples mas aliado com uma trama surpreedente
Sinopse:
Sam Bell (Sam Rockwell) está perto de completar seu contrato de três anos com a empresa Lunar Industries, que minera a fonte primária de energia da Terra no lado escuro da Lua. A única companhia de Sam é o vigilante computador da base chamado Gerty (dublado por Kevin Spacey). Suas únicas conexões com o mundo exterior são mensagens de sua esposa e filha, enviadas via satélite. Ele anseia pelo momento de voltar para casa, mas um terrível acidente na superfície lunar leva a uma descoberta perturbadora que contribui para seu crescente sentido de paranóia e fragmentação a tamanha distância de casa.
A primeira vista o filme parece uma homenagem a 2001: Uma Odisséia no espaço principalmente por ter um robo inteligente meio que suspeito mas as comparações param por ai. O filme explora mais do que tudo a solidão do ser humano perante a um serviço que lhe deixa isolado por anos mas isso é apenas o stopim para a terrivel verdade qeu se esconde no seu trabalho. Dizer mais seria estragar a grande surpresas que guardam esse filme, numa trama que é pura boa ficção adulta que faz o espectador pensar e se emocionar. Destaco a otima perfomasse de  Sam Rockwell (As Panteras) que como aqui é o unico protagonista de todo o filme se entrega ao maximo no seu personagem como se fosse o ultimo da sua vida.
Com um orçamento de pouco mais de 5 milhões de dolares, Lunar é mais um otimo exemplo de que não se precisa de zilhões de dolares para se criar uma otima historia.