Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cine Especial: No mundo dos sonhos: MATRIX

LIBERE A SUA MENTE

sinopse: Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

Quando A Origem estreou nos cinemas neste mês e fez sucesso de publico e critica, imediatamente começou uma comparação inevitável com Matrix e não é para menos. Matrix foi de uma maneira ou outra, revolucionário não somente pelo seu visual até então inédito, efeitos visuais fantásticos, como também lançou ao público uma historia original que toca em diversos assuntos, como realidade falsa, sonhos, manipulação, literatura e informática. A idéia de que não vivemos num mundo real e sim num mundo de sonhos criados pelas maquinas mexeu com muitas pessoas na época e gerou uma legião de fãs que entrou de cabeça no assunto, e com isso não faltou pesquisas pela internet e livros que dissecassem cada milímetro sobre o filme. Claro que devido ao culto, o universo de Matrix se estendeu em gibis, livros curtas metragens (Animatrix) e claro duas seqüências que geraram bastante lucro mas nada que superasse o impacto de termos de originalidade que o filme original teve em 1999.


curiosidades: Os atores Tom Cruise e Will Smith estiveram cotados para interpretar o personagem Neo em Matrix

Nenhum comentário: