Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cine Dica (Na TV): EL CID

Sinopse: A trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, mais conhecido como El Cid (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf (Herbert Lom). Esta longa jornada começou quando Rodrigo, um súdito do rei Ferdinand de Castella, Leão e Astúrias (Ralph Truman), liberta cinco emires que eram prisioneiros dele e por causa deste ato é acusado de traição. Don Ordóñez (Raf Vallone) o acusa inicialmente, mas na corte é o Conde Gormaz de Oviedo (Andrew Cruickshank) quem acusa duramente Rodrigo e humilha Don Diego (Michael Hordern), o pai de Rodrigo. Estes acontecimentos acabam provocando um duelo de Rodrigo com o Conde Gormaz, o campeão do rei. Rodrigo o mata, mas acontece que Gormaz também era pai de Jimena (Sophia Loren), a mulher que Rodrigo amava e com quem ele pensava em se casar. Mas, em virtude do acontecido, ela passa então a odiar (ou pensa, que odeia) Rodrigo, seu antigo amor. Aproveitando este momento conturbado Ramiro, rei de Aragão, exige a posse da cidade de Calahorra e sugere que ela seja disputada entre os paladinos de cada reino em uma luta até a morte. Então Rodrigo se apresenta para duelar pelo seu rei, pois ele tinha matado Gormaz, o antigo paladino, e se Rodrigo vencesse o combate contra Don Martin (Christopher Rhodes), que já tinha matado vinte e sete homens em combates corporais, seria perdoado pelo rei.
Na época que os filmes épicos romanos dominavam os cinemas, esse épico Espanhol de 1961 se tornou uma grata surpresa. Dirigido pelo diretor Anthony Mann (A Queda do Império Romano) o filme tinha em comum com os outros épicos por ser estrelado por Charlton Heston, na época o maior astro destes tipos de filmes mas as comparações param por aqui. A trama é um retrato fiel desse personagem espanhol histórico, mesmo com algumas pinceladas do estúdio americano para fazer do filme algo mais acessível para o publico em geral. Cenas de batalhas fantásticas, reconstituição de época impecável e um final dos mais surpreendentes fazem desse filme uma sessão imperdível e, claro, não esquecer de que é sempre bom rever a bela Sofia Loren no auge de sua beleza e juventude.


Curiosidades: "El Cid" significa "Senhor". A alcunha teria sido dada por um Emir (rei) árabe, em homenagem à nobreza de espírito e humildade do herói.

Hoje: Insônia Class: ULBRA TV:  00h30min

Nenhum comentário: