Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 6 de setembro de 2009

Cine Dicas: Em Cartaz: UP - Altas Aventuras

Não sabendo fazer filmes ruins, Pixar lança mais uma obra prima para o cinema
Sinopse:
Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.

Talvez o maior defeito dos estúdios atualmente (principalmente os de Hollywood) é de se preocupar demais com o lado de pirotecnia em vez de se preocupar com a principal ferramenta de sucesso de um filme que é criar uma boa historia. No caso dos estúdios Pixar a situação é o inverso. John Lasseter (produtor executivo) e sua equipe se preocupam acima de tudo em criar uma boa historia para conquistar a simpatia do publico já nos primeiros minutos da trama, a pirotecnia, apesar de importante, fica em segundo plano. Unindo uma boa historia e altas técnicas de animação (agora com a ferramenta 3D do momento) Pixar a cada filme que lança, sempre é sinal de obra prima a caminho e com UP- Altas Aventuras não é diferente.
Pete Docter e Bob Peterson (responsáveis pelo ótimo Monstros S.A) com sua direção e roteiro conquistam o espectador já nos dez minutos de projeção da historia ao apresentar a vida do casal Carl e Elie de como eles se conheceram, suas tentativas de realizar seus sonhos e suas dores nas perdas ao longo da vida, e é neste momento que o filme nos conquista de uma maneira magistral jamais vista, nos arrancando sorrisos mas ao mesmo tempo várias lagrimas mesmo da mais dura alma humana. E é ai que está o grande segredo do sucesso desse novo filme, que é alternando humor com boas doses de emoção e aventura na medida certa que não se via em anos no cinema. Como sempre os coadjuvantes tem o seu destaque, o pequeno escoteiro Russell é o grande achado da trama na parte do humor e é ele que será o responsável em fazer Carl descobrir que sua verdadeira e nova aventura da vida estava apenas começando.
Muitos consideraram que a Pixar havia chegado ao seu ápice com Wall-E mas assistindo a UP- Altas Aventuras nos damos conta que talvez o estúdio jamais chegue lá, porque mais e mais eles nos surpreendem a cada ano que passa com seus filmes e não me surpreenderia que o estúdio seja novamente indicado ao Oscar de melhor longa de animação por esse filme e ganhar em 2010 anotem ai o que eu digo. Pixar um dia fará um filme ruim? Que esse dia jamais chegue.

Um comentário:

Fábio disse...

Melhor filme do ano até agora... e que venha Toy Sotry 3!!!