Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cine Dicas: Estreias no final de semana: Candidatos ao Oscar invadem o RS

Aos poucos os indicados ao Oscar vão estreando ao longo do tempo em nosso estado, agora é a vez de mais dois conrrentes de peso entrarem em cartasz e outras estreias, confiram:

O Leitor

De Sephen Daldry e retirado do romance de Bernhard Schilink, é um dos candidatos a categoria de melhor filme, na corrida pelo Oscar 2009-além de ter obtido indicações para Diretor, Roteiro Adaptado, Fotografia e Atriz (Kate Winslet, que ganhou o Globo de Ouro).

Desde o lançamento de Perfume (1995) é a obra alemã mais aclamada pela critica e pelos leitores, traduzida para 39 linguas e vencedora de prêmios, como o Welt (Alemanha), o Grinzane Cavour (Itália) e o Laure Bataillon (França). Com orçamento de US$32 milhões, o filme propõe uma questão: como amar alguem que cometeu uma grande atrocidade?
Na Alemanha pós Segunda Guerra Mundial, o adolecente Michael Berg (David Kross), que está com escarlatina, recebe a ajuda de Hanna Schmitz (Kate Winslet), que tem mais do que o dobro de sua idade. Ao se recuperar, ele a procura para lhe agradecer. Logo eles se apaixonam e iniciam um caso secreto, com encontros que decorrem como um ritual: primeiro tomam banho, depois ele lê fragmentos de livros de Goethe, Dickens, Tolstói e Schiller. Só então fazem amor. Esse periodo de felicidade tem um fim abrupto quando Hanna desapareçe, sem explicações da vida de Michael. Oito anos depois, ele é um estudante de Direito que se surpreende ao reencontra-la.
Michael é convidado a tomar parte em um julgamento contra criminosos do regime nazista e descobre que Hanna é um dos réus. O reencontro o lançaem uma ciranda de culpa e piedade. Debatendo-se entre as lembranças da antiga amante e a indignação pelos crimes, o rapaz tenta descobrir quem é a mulher que amou.
Hanna por sua vez sofre a acusação de ter sido oficial de um campo de concentração. De um lado, há iniciação sexual e todo o que restou de uma relação para ele importante, enquanto que, de outro, pesam contra ela fatos muito graves, é duplo sentimento que se resolve dentro do estudante de direito.

O Lutador

Entra em pre-estreia no cine Unibanco Arteples e Rua da Praia um dos filmes mais esperados dos ultimos meses, ou como todo mundo anda dizendo, a ressureição de Mickey Rourke que já dava ares de retorno desde Sin City mas é aqui em O Lutador que finalmente ele resurge das sinzas.
Ja ganhando um Globo de Ouro por esse filme de melhor ator e ainda cotado como favorito para receber o Oscar na mesma categoria. O filme gira em torno da volta de Randy "The Ram" Robison ao ringue. Ele é um ex campeão, aposentado e decadente que aceita participar de um circuito alternativo de luta livre para realizar sua ultima apresentação
Seu objetivo, porém, é maior. Quer derrotar um antigo inimigo.



Para Roourke, o filme gira em torno do melancolico universo paralelo dos ex famosos esquecidos pelo tempo.
Quando recebeu o Globo de Ouro, o ator comparou o filme ao seu própio ostracismo, lembrando-se do tempo em que passou a receber apenas a companhia de cães, depois de ter estourado bilheterias em todo mundo com Nove e Meia Semanas de Amor e em filmes mais importantes como O Selvagem da Motocicleta e Barfly (em que fez o escritor Beatnik Charles Bukovski). Obra de baixo orçamento, o filme de Darren Arronofski também conta com outros nomes esquecidos em sua equipe. A oscarisada Marisa Tomei faz a namorada do Lutador e o cantor Axl Rose (dos Gus N Roses) cedeu gratuitamente a inclusão de um de seus sucessos para o filme.

Verônica

O Cineasta Mauricio Farias busca falar sobre o Rio de Janeiro pelo viés dos herois populares, no caso, os professores municipais que dão aulas em bairros periféricos assolados pela criminalidade e que raramente recebem ajuda do poder publico para trabalhar decentemente.
Estas pessoas atuam educando e criando um mínimo de ordem onde praticamente não existe infra estrutura e segurança, acredita Farias, que criou uma heroína (Andrea Beltrão), uma professora acostumada a driblar bala perdida e qeu recebe um pouco mais de R$900,00 por mês. Mas depois de 20 anos de profissão, Verônica está exausta, sem paciência e pensa em largar o emprego.
Certo dia percebe que ninguem veio buscar Leandro (Matheus de Sá), seu aluno de oito anos de idade. Ela decide levar o menino até a sua casa, mas ao chegar encontra a policia e muito tumulto, traficantes mataram os pais dele e querem também eliminar o menino. Sem coragem de deixa-lo abandonado á propia sorte, ela não encontra outra saida a não ser fugir com a criança.

No elenco se encontra também Patricia Selonk e Julio Adrião (atores conhecidos no teatro), além de Marcos Ricca, Flavio Migliaccio, Camila Amado, Aílton Graça, Júlio Adriãoe Alexandre Zacchia.

Nenhum comentário: